Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir da próxima sexta-feira, 12 de julho, estará em cartaz no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, em Brejinho de Nazaré, Tocantins, a exposição fotográfica resultado das oficinas de capacitação do projeto Sob Nova Luz: retratos da minha cultura”.

 O projeto que contou com a participação de 15 jovens do município é uma realização da Miraceti Projetos Educacionais e Culturais em parceria com a AMAP - Associação de Mulheres em Ação de Palmas e patrocínio da Enerpeixe, empresa responsável pela construção e operação da UHE Peixe Angical, com apoio do Instituto EDP, da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura e da Prefeitura Municipal de Brejinho de Nazaré.

Durante dois meses os jovens praticaram a técnica da fotografia digital, aprendendo a manipular câmeras profissionais, equipamentos de estúdio e editando imagens no computador. A prática com ênfase em retratos envolveu a comunidade com o trabalho de pesquisa sobre os personagens, tradições e manifestações culturais que os jovens realizaram no seu município. O resultado são imagens de artesãos, artistas, comidas e eventos religiosos e culturais que agora estão registradas em ensaios fotográficos.

A exposição que faz parte do projeto Sob Nova Luz: retratos da minha cultura, foi selecionado pelo edital EDP 2012: Desenvolvimento Humano e Social e é realizada em quatro municípios do Estado do Tocantins: Brejinho de Nazaré, Miracema, Peixe e Porto Nacional, sempre buscando o registro da memória artística da comunidade e resgatando personagens marcantes da cultura local.

 “Durante o processo de pesquisa dos personagens, os alunos identificaram uma série de manifestações tradicionais que até então eram desconhecidas para eles. O registro desses personagens e da cultura local promove o senso de pertencimento dos jovens, reforça sua identidade e eterniza tradições que poderiam se perder com o tempo”, reforça João Mendes, diretor da Miraceti.

“Projetos como este correspondem ao desejo da EDP em apoiar a cultura, ao resgatar os valores culturais das comunidades onde está presente, por meio de formação, capacitação e novas experiências para crianças e jovens” finaliza Pedro Sirgado, Diretor do Instituto EDP.

Sob Nova Luz: retratos da minha cultura

O projeto pretende reforçar a identidade dos jovens com sua comunidade por meio de diálogos e oficinas de fotografia de retratos que resulta em uma exposição aberta à comunidade.