Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Segundo a pesquisa do mês de Julho, o endividamento na capital tocantinense cresceu cerca de 3%, alcançando o índice de 78,4%. Dos que disseram estar com dívidas, grande maioria (75,4%) considera-se pouco endividados e 10,1% estão em atraso. Somente 0,4% desses que estão com dívidas atrasadas não conseguirão pagar suas contas. A pesquisa é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio – CNC, em parceria com a Fecomércio Tocantins.

 O tempo médio do atraso medido na PEIC é de 45 dias. Já o tempo médio do comprometimento de sua renda com dívidas é de oito meses e meio. Segundo a superintendente da Fecomércio, Silmara Lustosa Ribeiro, é possível observar o planejamento das famílias. “As dívidas adquiridas não estão sendo feitas a longo prazo, isso mostra que as pessoas estão se planejando e fazendo contas de maneira responsável”. O comprometimento médio da renda ficou com índice de 33,8%.

 Para o presidente da Fecomércio, Hugo de Carvalho, esse índice de inadimplência é favorável para os empresários. “Diante das pesquisas, Palmas sempre mostra um nível de inadimplência baixo, em sua média até agora menor que 0,5%, o que é positivo para o comércio já que as pessoas continuam contraindo dívidas e conseguindo quitá-las. Mas o empresário deve ficar sempre atento a esse percentual.”, afirmou. (Ascom Sistema Fecomércio TO)