Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para atender requerimento do presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e comércio (CDEIC), deputado Ângelo Agnolin (PDT-TO), a Câmara dos Deputados discutiu na manhã desta quarta-feira (07/08) o tema Suframa-Zona Franca de Manaus.  Para expor o assunto, compareceu à Comissão a coordenadora geral de estudos econômicos e empresariais – COGEC da Autarquia, Ana Maria Oliveira.

Na ocasião, Ana Maria Oliveira expôs a estrutura da Superintendência da zona Franca de Manaus (Suframa), que é uma Autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que administra a Zona Franca de Manaus-ZFM e esclareceu a visão geral do que é a Zona Franca com seus marcos regulatórios, indicadores, cenários e perspectivas.

O deputado Agnolin disse ser importante a discussão, principalmente para evidenciar o papel da Zona Franca de Manaus no processo de incremento da competitividade da economia do país.

Antes do término do debate, Agnolin sugeriu a seus pares somarem forças para levar à Mesa da Casa um requerimento de criação de Comissão Especial para tratar de Zona Franca, Zona de Processamento de Exportação e Área de Livre Comércio. “São áreas importantes e reconhecidas em todo mundo e que ainda não conseguiu exercer o seu papel no Brasil, com exceção da Zona Franca de Manaus que é um grande modelo de desenvolvimento regional e eficiência na busca pelo enriquecimento da economia do país, realmente é um exemplo cujos incentivos devem ser estendidos para outros estados da federação”, finalizou o deputado.