Esporte


Vencedora das duas primeiras etapas, Ilza Ana “Madalena” Barboza Ferreira, de Palmas, lidera o Circuito Estudantil e Paralímpico de Corrida de Rua do Tocantins, com 18 pontos.

No masculino, o líder é Benones dos Santos Soares, também de Palmas, com 16 pontos. Ele venceu a primeira etapa, realizada em Aliança, e ficou em segundo em Dianópolis, onde o campeão foi Eliésio Miranda.

Pontuação

Em cada etapa da corrida principal, os oito primeiros atletas somam pontos para o ranking estadual.  

No fim da temporada, desde que tenham pontuado em, no mínimo cinco provas, os cinco melhores corredores vão receber prêmio em dinheiro. Além disso, a SEL garantirá aos dois líderes do ranking (masculino e feminino) passagens aéreas, hospedagem e alimentação para representar o Estado na 89ª Corrida Internacional de São Silvestre, realizada tradicionalmente em 31 de dezembro, em São Paulo.

A prova

Este ano, o Circuito foi dividido em nove etapas, a primeira realizada em Aliança e a segunda, em Dianópolis. A próxima etapa, marcada para 7 de setembro, será em Almas. Em seguida, haverá corridas em Miracema do Tocantins, Tocantinópolis, Colinas do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Araguaína.

Na prova principal, são sete categorias em disputa: Feminina (acima de 15 anos), Juvenil masculino (entre 15 e 23 anos), Adulto masculino (24 a 32 anos), Veterano masculino I (33 a 41 anos), Veterano masculino II (42 a 50 anos), Veterano masculino III (51 a 59 anos) e Veteraníssimo masculino (acima de 60 anos).

A SEL também realiza corridas diferenciadas para crianças, atletas paralímpicos e alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). As distâncias são adequadas às categorias e às idades dos participantes.

Os cinco primeiros colocados da corrida principal e os três melhores da Apae e da categoria paralímpica (masculino e feminino), além das medalhas, recebem prêmios em dinheiro.

O regulamento, calendário e ficha de inscrição estão disponíveis no site da SEL (www.esportelazer.to.gov.br). 

Ranking Parcial do Circuito Estudantil e Paralímpico de Corrida de Rua do Tocantins.

Categoria Feminina - 15 Anos Acima


Col.

Nome Da Atleta

Cidade

Pontos

Ilza Ana Barboza Ferreira

Palmas

18

Doriene Oliveira Gomes

Palmas

14

Adriana Reis Silva

Dianópolis

06

Márcia Regina dos Santos

Palmas

06

Maria Aparecida Nunes Ramos

Novo Jardim

05

Aleandra Alves Martins

Dianópolis

04


Categoria Masculina - 15 Anos Acima


Col.

Nome Da Atleta

Cidade

Pontos

Benones dos Santos Soares

Palmas

16

Washington Rodrigues Campos de Sousa

Guarai

13

Jorge Ribeiro de Barros Filho

Aragominas

11

Dilson da Silva Gomes

Araguaína

09

Eliésio Miranda da Silva               

Palmas

09

Elinaldo da Silva

Palmas

05

João Batista Antonino

Bandeirantes

05

Cassius Clay do Nascimento

Palmas

05

Adelzir Lopes da Silva

Palmas

01

(Ascom SeL)