Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

Vestido a caráter como gaúcho, de bombachas, botas, camisa, guaiaca (cinto) e lenço vermelho - que simboliza a luta dos Maragatos na Revolução Federalista em 1893 -, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, prestigiou uma cavalgada de gaúchos na manhã do último sábado, 21, uma das atividades dos Festejos Farroupilhas do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Nova Querência, em comemoração ao Dia do Gaúcho, celebrado em 20 de setembro.

“Eu manifesto aqui meu respeito e admiração pelos gaúchos que se destacaram pela coragem de desbravar o Brasil. Saíram do Rio Grande do Sul e chegaram até Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, trazendo desenvolvimento agrícola para estes estados”, resumiu Carlos Amasta que já recebeu da comunidade do CTG Nova Querência de Palmas, o título de associado de honra.

A concentração que reuniu dezenas de cavaleiros e amazonas saiu da região central de Palmas, próximo ao Palmas Shopping, percorreu as principais avenidas da cidade, como JK, NS 2, LO 09 (antiga pista do aeroporto)  até chegar no CTG, onde as comemorações seguem até o próximo sábado, 28.

Os festejos Farroupilhas contaram com apoio da Prefeitura Municipal de Palmas através da Fundação Cultural. Na programação está prevista a realização na quarta-feira, 25, de um jantar à italiana; e no sábado, 28, um show de Fandango com Os Bilias. (Da redação com informações da Secom Palmas)