Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Antônio Gonçalves

“Estamos promovendo uma virada na página da história da saúde em Palmas. Vamos ter na nossa cidade a melhor saúde pública do Brasil”. A afirmação do prefeito Carlos Amastha, feita na noite desta quarta-feira durante a inauguração de mais uma Unidade de Saúde da Família na Capital, no setor Santa Fé, foi recebida com aplausos pelo público presente. Amastha disse ainda que “oferecer às pessoas um serviço de saúde de qualidade não é uma opção, mas uma obrigação do poder público”. O prefeito garantiu também que, no ano que vem, Palmas será a primeira Capital brasileira com 100% de água e esgoto tratados.

Na solenidade de inauguração, o prefeito Carlos Amastha lembrou que a obra havia sido iniciada há mais de três anos e que, ao iniciar sua gestão, em janeiro deste ano, os serviços estavam paralisados. “Quando entramos, no início da administração, se demorássemos mais dois meses para retomar as obras, teríamos que derrubar tudo e fazer de novo, porque a estrutura estava se deteriorando”, comentou.

Estrutura

A USF Santa Fé, que ganhou o nome de “Dr. Antonio Luis Denadai”, em homenagem ao médico e pastor falecido, foi a quarta unidade de saúde inaugurada em Palmas neste mês de setembro. Outras três inaugurações estão previstas: USF da Quadra 1004 Sul nesta quinta-feira, 26; USF da Quadra 403 Norte (data a definir) e USF da Quadra 1.103 Sul na segunda-feira, 30. A ampliação da rede de atenção básica é um dos projetos estruturantes que compõem o Programa Saúde Integrada – SIN, lançado no princípio do mês e apontado como o maior programa de saúde da história de Palmas.

Os prédios das novas Unidades de Saúde da Família são construídos de acordo com o padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde e possuem salas exclusivas para reidratação oral, três consultórios médicos, três consultórios odontológicos individualizados, três consultórios de enfermagem e sala para pequenos procedimentos. A USF Santa Fé ganhou também uma academia de ginástica ao ar livre.

“Um dia de grandes emoções”

Também discursando no evento de inauguração da USF Santa Fé, o secretário municipal de Saúde, Nicolau Esteves, disse que estava vivendo “um dia de grandes emoções”, relatando sua participação numa reunião ocorrida pela manhã na Câmara de Vereadores, onde foi apresentar detalhes sobre o primeiro consórcio intermunicipal de saúde do Estado do Tocantins, que está sendo constituído na Capital com a participação de outros municípios da região central. “Através do consórcio, vamos reduzir despesas e ampliar o acesso dos cidadãos a um serviço de saúde com mais qualidade”, afirmou o secretário, para em seguida fazer um agradecimento público aos vereadores que, segundo ele, compreenderam a importância da proposta e deverão votar favoravelmente na Câmara. “Começamos o dia com uma excelente reunião na sede do Legislativo e fechamos com chave de ouro fazendo a inauguração de mais uma Unidade de Saúde da Família em nossa cidade”, concluiu. (Secom Palmas)