Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Câmara Temática Audiência Pública realizou na noite desta última terça-feira, 1º de outubro, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, na Quadra 301 Norte, a abertura das oitivas com usuários do Sistema de Transporte Público de Palmas. Apesar da reduzida presença de moradores, o evento serviu para o registro das primeiras demandas que vão compor o projeto da Prefeitura de Palmas, para os segmentos de mobilidade e acessibilidade de transporte de Palmas. A próxima oitiva será nesta quinta-feira, 03, na Escola de Tempo Integral Vinícius de Moraes, na Quadra 706 Sul.

O evento não tem perfil de debate e serve para o usuário exponha o que pensa sobre o sistema e faça sugestões para que a Prefeitura incremente um projeto de longo prazo para a Capital. “Vamos realizar cinco encontros com a comunidade, onde a Câmara Temática vai simplesmente ouvir as contribuições que cada um pode dar. O povo estará livre para dizer o que acha, entender o que pode ser importante para o projeto que está sendo construído de forma técnica. Nossa ideia é unir a técnica com a as necessidades da comunidade”, disse Hector Franco, assessor especial de Assuntos Estratégicos.

A segunda fase dos trabalhos da Câmara será o retorno às localidades onde foram realizadas as oitivas, para a apresentação de todas as ideias sugeridas pelos usuários e qual o projeto de futuro para o transporte coletivo, acessibilidade e mobilidade na Capital. “A partir disso, teremos uma massa crítica de informação junto à população para então irmos a uma Audiência Pública, com conhecimento de causa. Daí, teremos um projeto com a cara de Palmas”, esclareceu Hector.

O assessor especial relatou, além da importância da participação dos usuários, a magnitude do projeto que está sendo construído. “Não estamos pensando num projeto para amanhã ou depois apenas. É um modelo que deverá perdurar por muito tempo. A cidade está crescendo e precisa de solução inteligente e integrada, não é só pensar em tarifa ou em ônibus. Isso tudo tem que ser pensando de forma que o palmense possa se locomover de maneira humana, cidadã e confortável”, argumentou Hector.

O trabalho é feito em conjunto com a Câmara Temática Transporte Público. Ambas fazem parte do Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte.

Próximos

Os próximos encontros serão no dia 03, na Escola de Tempo Integral Vinícius de Moraes, na Quadra 706 Sul; dia 05, na Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo, no Jardim Aureny III;  dia 17, na Escola Municipal Jorge Amado, em Taquaralto, e dia 19 de outubro, na Escola de Tempo Integral Crispim Pereira de Alencar, em Taquaruçu. O horário previsto é às 19 horas.