Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, às 10 horas, o Governador Siqueira Campos será homenageado pela Câmara dos Deputados que lhe outorgará a Medalha Assembleia Nacional Constituinte. O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), presidente da Câmara, enviou Ofício ao Governador comunicando a homenagem que está marcada que vai acontecer no Plenário Ulysses Guimarães.

 No texto, o presidente da Câmara dos Deputados diz que  “Siqueira Campos tem destacada atuação na promoção da cidadania e do fortalecimento das instituições democráticas”. A homenagem acontecerá em Sessão Solene aos 25 anos da Promulgação da Constituição Federal de 1988.

 Siqueira Campos é autor do texto final da fusão de Emendas, incluindo a Emenda nº 2P00002-9, propondo a criação do estado do Tocantins, e da Emenda propondo a elevação dos Territórios Federais de Roraima e Amapá a estados.

Atuação

 Da atuação do Governador ainda como Deputado Constituinte, há diversos Projetos de destaque e interesse nacional, a exemplo do Projeto de Lei nº 1.275, de 1973, que autoriza o Poder Executivo a destinar recursos ou contratar financiamentos externos para a implantação da hidrelétrica de Itaboca, hoje UHE de Tucuruí, no rio Tocantins; Projeto de Lei nº 1.361, também de 1973, para construção da hidrelétrica do Funil e constituição da Companhia Hidrelétrica do Tocantins, hoje UHE Luiz Eduardo Magalhães, em Lajeado: Projeto de Lei nº 1.845, de 1974, que altera o Plano Nacional de Viação, para criação da Ferrovia Norte-Sul e implantação deste importante modal de transporte e Projeto de Lei nº 5.276, que cria a Fundação Universidade Federal do Tocantins.(ATN)