Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) firmaram um pacto que vai garantir a implantação de dez novos cursos de graduação na UFT a partir de 2014. Com a autorização para a criação dos cursos, já foram autorizadas também 138 vagas para técnicos-administrativos e 120 vagas para docentes até 2016. Assim, a Universidade passará a contar com 61 cursos de graduação nos sete câmpus.

O anúncio feito nesta quarta-feira (30), durante a Reitoria Itinerante, vem ao encontro do projeto de consolidação da Universidade, que priorizou os câmpus menores, com menos de cinco cursos.

"Com isso cumprimos nosso compromisso da gestão 2012/2016 bem antes do fim do prazo e estamos conseguindo minimizar as assimetrias da UFT. A meta agora é cuidar do que temos para continuar consolidando e crescendo com qualidade", comentou o reitor Márcio Silveira após a reunião em Brasília onde foi firmada a pactuação, nesta terça-feira (29).

Segundo a vice-reitora, Isabel Auler, a previsão é que a oferta de vagas para discentes nos novos cursos comece no Vestibular 2014/2. No caso do Curso de Psicologia, a definição do início do curso depende de tramitação de processos junto ao Conselho Nacional de Saúde.

"O projeto de consolidação foi intensamente discutido com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, e representa demandas de formação que contribuirão para o desenvolvimento do Estado", afirmou Isabel.

Lista de novos cursos a serem implantados em 2014:

Arraias

Agroecologia

Tecnólogo em Mineração

Tecnólogo em Turismo

Tocantinópolis

Educação Física (Bacharelado)

Tecnólogo em Design Gráfico

Tecnólogo em Saneamento Ambiental

Miracema do Tocantins

Educação Física (Bacharelado)

Licenciatura Intercultural / Pedagogia

Psicologia

Porto Nacional

Relações Internacionais