Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Entreposto do Mel, inaugurado em julho deste ano pela Associação dos Produtores Rurais de Palmeirante/TO, envasa e encaminha ao mercado o mel silvestre “Cerrado Doce”, coletado por cerca de 200 apicultores de 19 municípios do Estado. O local trata-se do primeiro armazém do mel no Tocantins e caminha para obter o Selo de Inspeção Federal (SIF), requisito necessário para legalizar a produção e a comercialização do produto.

O SIF é um atestado de que o produto atende aos padrões de higiene e qualidade, o que possibilita sua comercialização em mercados mais competitivos. “Assim que recebermos o SIF, nosso mel poderá ser vendido no Tocantins, no Brasil e até no exterior”, comenta o presidente da associação, José Geraldo.

A construção do Entreposto foi com recursos repassados pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste) e financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O presidente da associação conta que a capacidade do armazém é de 40 toneladas/ano e que atualmente a produção é de cerca de 20 toneladas/ano.

O apicultor ressalta que com o auxílio do Sebrae, por meio de palestras, oficinas e visitas de campo, houve um aumento na produção. “Com a prática, a produção praticamente dobrou e, consequentemente, melhorou a renda dos pequenos produtores”, finaliza o presidente. (ASN/TO)