Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Olga Cavalcante

O Fórum Estadual de Turismo do Tocantins reuniu-se nesta última quinta-feira, dia 28, após nove meses desativado, em encontro dirigido pela presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico(Adtur), Nilmar Ruiz. Foram votadas alterações no Regimento Interno da entidade, que asseguram a presidência do Fórum ao titular do órgão oficial de turismo do estado, em mandato de dois anos. Também levado à apreciação dos presentes o anteprojeto da Lei que institui a Política Estadual de Turismo Sustentável do Tocantins, com previsão de envio à votação na Assembleia Legislativa, ainda este ano.

Na reunião, a presidente falou sobre o Programa de Desenvolvimento do Turismo - Prodetur, “a maior fonte de recursos do turismo no Brasil”, segundo ela, e  mecanismo de fomento para  estados e capitais, que está sendo pleiteado pelo Governo, via Adtur, ao Ministério do Turismo (MTur), com valor de 120 milhões de dólares.  Nilmar ainda apresentou ao Fórum Estadual convênios firmados com o Embratur e MTur, num total de 1,1 milhão de reais, para o cadastramento de empresas e profissionais turísticos, promoção de roteiros e elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico dos polos Jalapão, Cantão e Palmas.

A Presidente externou aos membros sua confiança na atuação efetiva do Fórum Estadual, como “um braço do sistema de desenvolvimento turístico do Tocantins”. Dos 21 membros do colegiado, estavam presentes 15 representantes de entidades consideradas estruturantes, um número expressivo de profissionais que também se posicionaram por construir uma nova fase de trabalho. Para Magvam Botelho, do Sebrae-TO,  a parceria com a Adtur vai ser renovada na gestão de Nilmar, já estando sendo construídos projetos conjuntos para o próximo ano e que devem impulsionar o setor.

O turismólogo Antonio Malan, representante da Associação Brasileira de Bacharéis de Turismo-ABBTUR, secional do Tocantins, endossou as diretrizes da Presidente focando o turismo como uma das prioridades na cadeia econômica. Nilmar identifica como fundamental para o desenvolvimento do setor no Tocantins a profissionalização nos diversos segmentos, o que envolve a estruturação dos roteiros, a qualificação da mão de obra e a criação da Lei estadual do Turismo. (Ascom Adtur)