Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A segurança dos alimentos é uma prática essencial para garantir a qualidade dos produtos. Neste contexto, a Secretaria da Agricultura e Pecuária (), por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar, desenvolveu ao longo de 2013 ações de incentivos às boas práticas e qualidade alimentar nas agroindústrias, feiras e produtos para conquista de novos mercados. Em 2014, a Secretaria continuará com as atividades de desenvolvimento para incentivo a melhoria da qualidade dos produtos dos agricultores familiares dos 139 municípios tocantinenses.

Dentre as atividades de impulso à segurança alimentar, estão os incentivos aos agricultores familiares e a integração ao Serviço de Inspeção Municipal (Sim). Os agricultores passaram por diversas atividades, capacitações, diagnóstico técnico das condições estruturais e higiênicas das agroindústrias, boas práticas e fabricação de alimentos. “É importante que, para os agricultores que vendem os seus produtos em feiras e programas sociais, estejam inseridos no Sim, garantindo que eles trabalhem de forma segura. Uma forma de incentivar o agricultor rural a produzir e vender para a merenda escolar”, informou.

Segundo a Diretoria de Segurança Alimentar, a inserção do agricultor ao Sim, o possibilitará de receber benefícios que agrega valores em seus produtos. “O produtor que ganha um produto de qualidade, receberá mais ofertas, além de uma agroindústria devidamente registrada, selo de qualidade, a dispensa do alvará de funcionamento e ainda terá o produto da agricultura familiar atendido por programas governamentais”, complementou.

Para a instalação do Sim no Estado, foram capacitados 42 inspetores de fabricação e manipulação, visando orientar os agricultores a produzir com qualidade. Atualmente há 30 municípios com Sim implantado e funcionando.  Nos outros 27 municípios faltam apenas a contratação dos técnicos.

Agroindústria

Em 2013, as agroindústrias do Estado passaram por diversas visitas técnicas por equipes da Seagro. As visitas aconteceram em casas de farinhas, bacias leiterias e produção de polpa de frutas, em 16 agroindústrias de 11 municípios do Estado. A previsão para 2014 é expandir esse atendimento. Está programado a realização de um diagnóstico em 23 municípios, contemplando 28 agroindústrias.

Ao longo do próximo ano, os produtores passarão por oficinas sobre diversos temas: boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos, doenças transmitidas pelos alimentos, regra para higiene pessoal do manipulador, higiene de utensílios, qualidade da água utilizada, dentre outros.

Extrativismo sustentável

O Tocantins é rico em matéria-prima, especificamente, em produtos extrativistas como o pequi, murici, buriti, babaçu, plantas, frutos e essências nativas do cerrado.  A secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) em parceria com a empresa Beraca estuda a possibilidade de utilizar os produtos extrativistas para uso na indústria cosmética. A empresa esteve visitando no Tocantins, comunidades e associações organizadas. A intenção é que nos próximos anos essa parceria renda frutos para o crescimento da geração de renda para milhares de agricultores tocantinenses.

Segundo o coordenador de Segurança Alimentar da Seagro, Reinaldo Soares, a intenção é envolver as comunidades mais carentes e produtores da agricultura familiar. “É importante que estas comunidades sejam inseridas em programa de desenvolvimento sustentável, e assim, garantir uma alternativa de geração de renda”, disse.

Oliveira explica ainda que é de suma importância que estas pessoas estejam organizadas. “Assim torna mais fácil à interação entre as empresas e os beneficiários. A empresa possui vasta experiência em extrair os produtos de forma sustentável, ou seja, explora a matéria-prima sem agredir a natureza”, enfatizou. Neste primeiro momento a empresa recolheu amostra de pequi, babaçu, buriti e copaiba para análise em laboratório.

Mercado

Em 2012, o mercado brasileiro de cosméticos faturou U$ 34 bilhões em creme, hidratante, produtos para cabelos e maquiagem. Cada vez mais homens e mulheres buscam nos cosméticos as propriedades naturais de plantas e sementes com alto poder de nutrientes e regenerativos. (Ascom-Seagro)