Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Finanças, vai injetar na economia da capital o montante de R$ 17.521.994,12, valor referente à antecipação do salário deste mês de janeiro dos servidores municipais. O dinheiro cai na conta do servidor a partir da zero hora desta sexta feira, 31.

Desde o ano passado, a Secretaria de Finanças vem atendendo a solicitação do Executivo quanto ao planejamento das finanças para o pagamento em dia junto aos fornecedores e, principalmente, o salário dos servidores.

A medida vem surtindo efeito e refletindo diretamente na economia do município, quando deu início a antecipação do pagamento da folha, ainda em dezembro do ano passando. O comércio sentiu a reação no aumento das vendas, que somando o salário e o décimo terceiro foram 68 milhões injetados na economia local somente no mês passado.

Além do poder de compra dos servidores do município, a Prefeitura contribui  significativamente para a motivação do palmense sair às compras e dar preferência ao comércio local. Para isso, a Prefeitura  investiu também no visual e a cidade recebeu decoração temática e iluminação natalina como há muitos anos não se via em Palmas. 

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital, os números apresentados mostraram um crescimento nas vendas de 5,6% em se comparando ao mesmo período de 2012, quanto à recuperação de crédito houve um aumento de 1,8%. Mas há relatos de lojistas de produtos segmentados que disseram ter registrado aumento de até 33% nas vendas. 

Segundo o Secretário de Finanças de Palmas, Claudio Schüller, apesar da queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) anunciada para este ano, o Município vem trabalhando e planejando as contas para manter em dia o pagamento dos fornecedores e principalmente a folha de pagamento. “Esta é a nossa missão, pagar a folha em dia, honrar os compromissos com os fornecedores e manter a economia aquecida de forma que todos saiam beneficiados, principalmente o comércio local”, disse Schüller.