Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Michel Marchetti Deputada federal Mara Gabrilli e Ricardo Humel Presidente Ortobras Deputada federal Mara Gabrilli e Ricardo Humel Presidente Ortobras

A Ortobras – empresa especializada em produtos de mobilidade e de acessibilidade - e a Infraero - administradora dos principais aeroportos do País, inauguraram nesta quinta-feira, 6, no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas-TO, o sistema ELO pela primeira vez no País. Essa solução é um conjunto de passarelas climatizadas projetado para interligar salas de embarque e desembarque às aeronaves destinado às pessoas com mobilidade reduzida. O Aeroporto de Palmas recebeu três equipamentos, com investimento de R$ 1,8 milhão em cada.

O objetivo do ELO é atender aos passageiros dos aeroportos que contam com terminais ao nível do solo, bem como as posições remotas dos aeroportos servidos por pontes de embarque. A tecnologia possui uma versatilidade, uma vez que os conectores podem ser adaptados às diferentes realidades dos aeroportos.

Segundo o presidente da Infraero, Antônio do Vale, a tecnologia é adequada a aviões da classe C, os quais a porta de desembarque fica a uma distância de 2,5 metros a 3,5 metros do solo. Além da escada, há um elevador para cadeirantes com capacidade de suportar até 225 quilos. “Esses módulos evitam que os passageiros enfrentem chuva ao se dirigirem às aeronaves em dias de mau tempo”, reforça.

Já o diretor presidente da Ortobras, Ricardo Hummel, lembra que há mais de 30 anos, a empresa se preocupa com a acessibilidade no Brasil. “Para nós é uma grande conquista  entregar um projeto dessa grandeza sabendo que milhares de pessoas serão beneficiadas em todo País. Foram mais de três anos de pesquisa, desenvolvimento e investimento”, enfatiza.

Com tecnologia 100% nacional, o principal diferencial do sistema ELO é o Mamuth - Módulo Remoto para Embarque Acessível. Desenvolvido pela Ortobras, o produto faz a conexão da passarela ao avião, proporcionando duas vias de acesso: uma escada ampla e um elevador.

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha e o governador do Estado, Siqueira Campos, também participaram da inauguração. Amastha, ressaltou a importância da acessibilidade que o sistema oferece e considerou como uma ação de destaque para atrair mais investimentos para  à capital. “A instalação deste sistema é uma conquista para todos. Para nossa Capital, vai permitir a atração de novas empresas, e fazer junção às ações voltadas ao desenvolvimento da cidade”, garantiu.

Assista ao vídeo institucional no Youtube, com o título: ELO - mais acessibilidade e inovação nos aeroportos.

Sobre a Ortobras

Desenvolver produtos que visem, acima de tudo, proporcionar conforto e facilidades ao ser humano, principalmente quando se trata de pessoas com mobilidade reduzida. Essa é a missão da Ortobras que desde 1982 se preocupa em desenvolver, produzir e entregar produtos de qualidade no segmento de cadeiras de rodas, elevadores prediais e plataformas veiculares, tornando-se referência em seu segmento de atuação.

A empresa de Barão, interior do Rio Grande do Sul, possui liderança nos mercados nacional de cadeiras de rodas e latino-americano de plataformas elevatórias veiculares e demonstra forte crescimento no mercado de plataformas e elevadores prediais. Além disso, está entrando no ramo de acessibilidade aeroportuária. Motivada pela busca constante por inovação, a Ortobras investe no capital humano e na melhoria tecnológica de seu parque fabril para manter a qualidade e velocidade de criação de soluções diferenciadas.