Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Cleuber de Sousa Reunião com impactados do Prodoeste Reunião com impactados do Prodoeste

A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), a convite da Associação Nacional para Defesa da Cidadania, Meio Ambiente e Democracia (Amarbrasil), reuniu-se na tarde do sábado, 08, com as famílias que serão impactadas pela construção da barragem P8 do Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Tocantins (Prodoeste ). A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Pium, na presença de 100 pessoas ocupantes das áreas a serem impactadas e desapropriadas.

Ao falar sobre o Programa Prodoeste e da desapropriação e indenização das terras, o Secretário Executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, disse que é interesse do Governo do Estado promover a melhoria da qualidade de vida das famílias tocantinenses. “Todos os impactados serão indenizados legalmente conforme seus direitos. Tenham certeza que o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento querem as melhores  condições de vida destas famílias que serão atingidas pelo Programa”, disse.

De acordo com o Diretor da Unidade de Gerenciamento do Prodoeste (UGP), José Inácio da Silva, as famílias devem ser indenizadas, respeitando e preservando os direitos de todos. “Para tanto, uma comissão com representantes dos órgãos responsáveis estarão indo a cada uma das propriedades a fim de realizar as devidas avaliações”, informou.

O presidente da Amarbrasil, Uiarian Ferreira da Silva, representando as famílias a serem indenizadas disse que o encontro foi um importante meio de informação e esclarecimentos além de democratizar o debate. “Além dos avanços para o processo de indenização, o Programa Prodoeste  possibilitará um novo marco rumo ao desenvolvimento da produção agropecuária tocantinense. É de suma importância para o crescimento social, econômico  e ambiental do Estado”, argumentou.

Na ocasião a comunidade teve a oportunidade de tirar as dúvidas sobre os procedimentos corretos do processo de desapropriação  e indenização.

Proprietários

Para a proprietária da fazenda Canastra, Divina Ales, onde parte da área será desapropriada, o encontro foi  esclarecedor para todos os presentes. “Essa reunião foi muito importante para nós, pois esclareceu todas as nossas dúvidas. Acredito que tudo dará certo para a implantação deste grande Programa agrícola em nossa Região”, destacou.

O senhor Hermínio Martins, que também terá parte de sua terra desapropriada argumentou.  “A nossa expectativa é que tudo de certo e que tudo se resolva da melhor forma possível. Eu possuo uma área de 14 alqueires, acredito que uns seis alqueires serão alagados”, ressaltou.

A barragem P8 do Prodoeste ocupará uma área de 3.675 mil hectares de lâminas de água, perfazendo um total de 67 propriedades a serem impactadas.

Prodoeste

O Programa nesta primeira etapa beneficiará diretamente três municípios e pretende melhorar a oferta hídrica, voltada para potencializar o plantio de grãos e frutas na região das várzeas. 

Participaram também da reunião, o coordenador geral de Apoio ao Gerenciamento do consórcio Quanta/Magna, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, Assessor Especial de Irrigação e Drenagem da Seagro, João Carlos Farencena, coordenador de Aquisições, licitação e Contrato, de Itacir Antônio Roieski.

A próxima reunião está marcada para o dia 15 de março, em Pium, com representantes da Seagro, Naturatins e Itertins. (Ascom/Seagro)