Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Vereador Rogério Freitas Vereador Rogério Freitas

Ao usar a tribuna da Câmara Municipal, durante sessão do último dia 25, o vereador Rogério Freitas (PMDB) cobrou do governo estadual melhoria das condições de trabalho dos profissionais da educação, pagamento das progressões atrasadas e reposição salarial justa. Em seu discurso Freitas lembrou que a maioria das salas de aula no Tocantins estão sem ventiladores, algumas até sem janelas e cadeiras, escolas, que segundo ele, sem a mínima infraestrutura para receber alunos e a maioria sem sala para planejamento de aula.

Rogério Freitas ainda destacou a greve dos professores da rede pública estadual. “Nossos professores merecem respeito, salários dignos e melhores condições de trabalho. Infelizmente muitos são pressionados por diretores que, a mando do governo, buscam resultados a qualquer custo sem primar pela qualidade. Essa é uma situação que precisa mudar”.

Outro ponto de questionamento por parte do vereador é a baixa qualidade da merenda escolar, que segundo ele, a quantidade é insuficiente para a demanda dos alunos. Freitas frisou que em muitos casos a junta médica tem forçado professores sem condição de trabalho a retornar para a sala de aula, alegando que o estado não dá conta de pagar substituto.

“Pesquisas apontam que a atividade do professor é uma das mais estressantes. Diante disso, é vergonhoso o governo afirma que não tem condições de promover melhorias nas condições de trabalho, enquanto se gasta mais com presidiários do que com nossos alunos. Hoje no Brasil vemos descaradamente esse contraste de investimento e no Tocantins essa problemática se repete”, afirmou.

Para Freitas o descaso do governo com a educação não para por aí, ainda segundo ele, quanto ao repasse para as escolas públicas estaduais, em 2012 o governo só pagou sete das 10 parcelas, já em 2013, das 10 parcelas, o governo só pagou duas.