Educação

Foto: Divulgação

Educadores e técnicos da rede municipal de ensino embarcam na madrugada deste sábado, 29, para a Itália, com a finalidade de participar do Programa de Desenvolvimento Profissional de Reggio Childrenem Reggio Emilia – Itália. Com ênfase na Educação Infantil, as atividades da missão acontecem a partir de segunda-feira, 31, e prosseguem até o dia 3 de abril.

Além dos educadores, integram a comitiva a secretária da Educação, professora Berenice Barbosa, o assessor de Assuntos Estratégicos do Município, Hector Valente, o assessor executivo para Assuntos Internacionais, Arthur Prudente Junqueira, a diretora da Escola de Gestão de Palmas, Vanderlúcia Monteiro e a diretora de Educação Infantil, Judite Dall'Agnol.

As fases internacionais do Programa de Modernização da Educação Básica de Palmas/TO são realizadas pela Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Escola de Gestão de Palmas, e constituem instrumentos de potencialização para a melhoria dos processos educacionais desenvolvidos atualmente no município. A proposta é viabilizar a implementação de novas alternativas pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento da educação municipal, utilizando como parâmetros a realidade tecnológica do mundo globalizado.

A escolha da Itália para a realização desta etapa ocorreu devido a região de Reggio Emilia, situada no norte do país, com uma população de 173 mil pessoas, praticamente universalizou a educação infantil, dispondo de uma rede pública e comunitária de escolas que responde por quase a totalidade do atendimento à população de creches (0 a 3 anos) e pré-escolas (4 a 5/6 anos).

A educação infantil de Reggio Emilia consome cerca de 17% do orçamento do município, no entanto, a despesa é considerada um investimento, tendo em vista os resultados alcançados.

Para a atual administração promover e incentivar o treinamento e o aperfeiçoamento de servidores é de suma importância para alcançar a excelência do serviço público, daí a necessidade de se investir na qualificação de educadores, por meio de vivência in loco e análise de modernas formas de se empreender a gestão escolar.

Programação

Dia 31/03/2014 (segunda-feira)

Manhã - Centro Internacional Loris Malaguzzi – Auditório

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura

- Saudações de boas-vindas RedSOLARE Brasil

- Introdução à programação do Grupo de Estudo Reggio Children

09h30 - O projeto educativo das escolas e creches para a infância do Município de Reggio Emilia

10h30 – Intervalo

11h - Introdução sobre visita às creches e escolas municipais para a infância

14h às 16h – Introdução e Visita ao Centro Internacional Loris Malaguzzi (exposições; estrutura; trabalhos realizados)

16h30– 19h - Visita às creches para a infância municipais e cooperativas

Dia 01/04/2014 (terça-feira)

Manhã - Centro Internacional Loris Malaguzzi – Auditório

9h - Compartilhamento de comentários, reflexões, observações sobre o primeiro dia do grupo de estudo

10h - Reggio Emilia como sociedade que educa

10h30 – Intervalo

11h - Ética, Cidadania e Participação: Gestão na Escola

14h às 17h - Visita às escolas de educação infantil

Dia 02/04/2014 (quarta-feira)

Manhã - Centro Internacional Loris Malaguzzi – Auditório

9h – Diálogo com Secretária de Educação do Município de Reggio Emilia – Administração dos Recursos e Planejamento da Gestão

10h30 – Intervalo

11h - Entre escola e cidade: projetos e experiências em andamento nas escolas e visibilidade nos eventos da cidade

14h - “Encontros com o Território” Encontros com a cidade. Proposta cultural com voluntários da Fundação Reggio Children Centro Loris Malaguzzi

Dia 03/04/2014 (quinta-feira)

Visita técnica ao Ateliê de Águas e Energias: “De onda em onda”

08h30 – Visitação e experimentação do espaço

12h30 Intervalo

14h30 -16h30 - Oficina no "Base Camp" do Atelier "De onda em onda", de acordo com o seguinte programa:

- Introdução ao diálogo sobre o projeto com os atelieristas para descobrir as áreas de pesquisa e para compartilhar hipóteses e teorias;

- exploração em pequenos grupos nos quatro ambientes de aprendizagem, juntamente com os atelieristas;

- partilha e troca de diferentes experiências exploratórias.

17h – Encerramentohttps://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif