Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral - TSE já fez uma projeção inicial de como ficará o tempo dos partidos para a eleição deste ano. No Tocantins esse critério do tempo de TV para as legendas é essencial para alguns grupos que já começam a articular a adesão e composições.

O PT lidera o tempo de TV com 3 minutos, seguido pelo PMDB com 2 min e 34 segundos. O PSD  e o PSDB ficam em terceiro lugar com 1 minuto e 51 segundos cada. O PP vem sem seguida com 1 min e 33 segundos. O PR terá 1 min e 16 segundos, o PSB terá 1 min e oito segundos. O Solidariedade, partido do governador Sandoval Cardoso terá 1 minuto de tempo de TV seguido pelo Democratas com 56 segundos.

O partido de um dos pré-candidatos ao Governo, Eduardo Siqueira Campos, PTB tem apenas 52 segundos de tempo.

Na atual configuração de alianças o grupo formado por 11 partidos que ainda não anunciaram oficialmente em qual grupo ficarão tem um total de 6 minutos e 17 segundos. Estes partidos são: PTdoB, PV do Marcelo Lelis (tem 37 segundos), PDT, PRB, PSDC, PRP, PHS, PPL, PTC, PMN e PRTB. Tais legendas conversam com vários grupos, alguns da oposição e outros do governo.

Dentre os grupos  já pré-formados,  o do governo, que tem SD, PTB, PSDB, PR, PEN, DEM, PSB e PPS, somando o tempo de todos esses partidos, tem 6 minutos e 10 segundos. Partidos que tem deputado federal (base de cálculo do tempo) como o PRB (31 segundos), PDT (42 segundos), PV (37 segundos), PPS (27 segundos) tem tempo semelhante ao do PTdoB (27 segundos), por exemplo.

Juntos,  o PMDB e PSD que serão aliados terão 4 minutos e 14 segundos mas tais siglas articulam a união da oposição e sendo assim podem aumentar o tempo. O grupo intitulado de terceira via, formado por PT, PP, PCdoB e PSL, tem 5 minutos e 25 segundos de tempo de TV.

O Pros, comandado pelo senador Ataídes Oliveira, já teria como certo o apoio de duas legendas: O PTN de Cinthia Ribeiro e o PSC comandado por pastor Amarildo, que é suplente de Ataídes  no Senado. Juntas as três legendas tem 1 minuto e 45 segundos.

O Psol e PCB que estudam fazer uma aliança têm juntos 36 segundos de tempo de TV.

Oposição unida

O grupo da oposição está dividido mas maioria dos membros prega a união dos partidos. Juntas, as legendas podem dobrar o tempo com relação aos partidos do governo. Tudo depende ainda das conversações e formalização de alianças até as convenções no próximo mês.