Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O ex-ministro da Saúde, Luiz Carlos Borges da Silveira (PSL-TO), que vem convalescendo em Curitiba (PR) de uma cirurgia cardíaca que implantou duas pontes safena, retornará a Palmas no final deste mês. Borges, que submeteu-se à cirurgia no último dia 2 de abril disse que nos próximos 20 dias estará 100% recuperado. “Minha recuperação está sendo muito boa”, afirma o ex-ministro, que diz estar fazendo sessões de fisioterapia muscular e pulmonar.

Ainda em outubro do ano passado o ex-ministro havia colocado seu nome à disposição do grupo de partidos que compõem a terceira via – PSL, PCdoB, PP e PT – para uma eventual candidatura ao Governo do Estado Tocantins, entretanto, no final do ano, ele foi acometido de problemas de saúde e chegou-se à conclusão, posteriormente, da necessidade da cirurgia. Isto fez com que ele interrompesse sua pré-candidatura ao governo. Na oportunidade ele ainda ocupava a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da capital. O ex-ministro já foi também secretário estadual da Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Segundo Borges da Silveira, assim que chegar ele deve se inteirar das articulações políticas que vem acontecendo no Estado. Atuante no Tocantins há mais de 10 anos como empresário e também como gestor público, Borges da Silveira disse que está sentindo-se triste com os atuais acontecimentos no Estado que passou pela renúncia do governador Siqueira Campos (PSDB) e seu vice João Oliveira (DEM), com posterior eleição indireta do deputado Sandoval Cardoso (SD) para governador tampão.

O ex-ministro, que foi responsável no Brasil pelo lançamento de importantes campanhas de saúde a exemplo da campanha de vacinação Zé Gotinha e campanha contra a Aids, disse que será muito difícil participar das eleições deste ano como candidato, mas quer participar ajudando o grupo da terceira via. “Acho muito difícil participar do processo como candidato, quero participar ajudando o grupo da terceira via”, disse.

Borges ainda criticou o que chamou de a velha política do Estado e disse que o Tocantins precisa aproveitar as oportunidades que vem pela frente. “Gosto muito do Tocantins”, concluiu.

Perfil

Borges da Silveira é médico e foi ex-ministro da Saúde no governo do presidente José Sarney, tendo sido o responsável pela implantação de importantes programas de saúde pública no Brasil a exemplo do programa de combate à aids, programa de vacinação contra a paralisia infantil Zé Gotinha entre outros. Ele também foi deputado federal e vice-prefeito de Pato Branco/PR. No Estado do Tocantins, o ex-ministro também foi secretário estadual da Ciência e Tecnologia e ocupou a pasta do Desenvolvimento Econômico da capital Palmas onde já lançou um importante programa de economia solidária para beneficiar aproximadamente 5 mil microempreendedores, gerando emprego e renda.