Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O Partido progressista – PP esteve no centro das articulações de bastidores esta semana quando começou a ser cogitada uma adesão da legenda ao Palácio Araguaia e a uma possível candidatura à reeleição do governador Sandoval Cardoso (SD). Diante de tantas especulações veiculadas a direção estadual do partido informou ao Conexão Tocantins que ainda não houve nenhuma decisão tomada sobre o assunto e que as conversas com várias legendas estão ocorrendo, mas no sentido de apoiar a candidatura própria do partido.

O partido deve emitir uma manifestação oficial sobre o assunto na próxima semana, segundo informou o secretário Geral da legenda, Robson Ferreira. “Não aconteceu nenhuma reunião do partido para definir nada. O partido toma decisões a partir de seus fóruns internos e qualquer mudança depende de uma nova consulta aos membros”, revelou.

O secretário explicou ainda que durante essa semana o presidente estadual da legenda, deputado federal Lázaro Botelho conversou com vários partidos. “Estávamos discutindo em torno da nossa candidatura”, frisou.

O partido porém confirmou que foi convidado pelo governador Sandoval Cardoso para integrar o governo e aderir ao grupo do Palácio Araguaia. “Sandoval esteve no gabinete do Lázaro e  houve uma conversa em Brasília semana passada quando ele convidou pra integrar o projeto  e respondemos para ele  que temos candidatura própria e o partido tem projeto para o Estado e é em torno desse projeto  que estamos fazendo essa discussão”, contou.

Já chegou até a ser cogitada a retirada da pré-candidatura de Roberto Magno Martins Pires nos próximos dias e a adesão do partido ao Araguaia mas a direção frisou que não houve nenhuma decisão nesse sentido. Pires, segundo informou o partido, gravou ontem inserção partidária como um dos principais pré-candidatos do PP a governador. No partido, o clima é de silêncio e as principais lideranças que foram procuradas para o comentar o assunto não atenderam as ligações.

A adesão do PP ao projeto de Sandoval para o Governo já tem simpatia de uma das maiores lideranças do partido: o prefeito de Palmas, Carlos Amastha que já chegou a dizer que se Pires não for candidato não vê problemas em apoiar Sandoval para governador em razão das parcerias entre município e Estado em várias obras e áreas. Por outro lado, a idéia de uma composição com o Palácio não agrada alguns pré-candidatos da sigla que já estariam inclusive pensando em conversar com o comando do partido sobre tal possibilidade.

O PP é o partido principal da terceira via que tem ainda PT, PSL e PCdoB.

PT também

Outro partido que também esteve na mira do governo foi o PT. Como o Conexão Tocantins chegou a adiantar Sandoval chegou a convidar o partido para indicar o vice na indireta. “ Fomos procurados sim pelo atual governo para fazer essa composição  mas o partido nem colocou isso em discussão”, explicou o presidente regional Julio Cesar Brasil.