Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com objetivo de encontrar soluções para os problemas enfrentados pelo Hospital Municipal de Colinas (HMC), os vereadores da Câmara Municipal de Colinas estão realizando um abaixo assinado, que posteriormente será discutido em uma Audiência Pública e levado ao Governo do Estado, como uma manifestação da comunidade, representantes da sociedade civil organizada, Legislativo e Executivo municipal em busca da estadualização do HMC.

Segundo o vereador Júnior Pacheco, a manifestação é uma alternativa que visa mostrar o clamor da comunidade colinense por melhorias urgentes no Hospital Municipal. “A estadualização do hospital é uma alternativa para se garantir um atendimento mais eficiente aos moradores da cidade e municípios das proximidades e que na verdade, é um clamor da comunidade há bastante tempo. Atualmente o Município de Colinas realiza investimentos com recursos próprios que não são suficientes para atender com qualidade, a comunidade de Colinas e de mais doze municípios da região e é por isso que estamos em busca da estadualização do hospital para que possamos buscar melhorias junto ao Governo do Estado, visto que com a estadualização do Hospital estes gastos poderão ser investidos no município em infraestrutura, educação e melhor qualidade de vida para a população. Após as assinaturas da comunidade realizaremos uma Audiência Pública para debate sobre esse assunto” enfatizou.

O vereador Fabrycio Santana destacou o andamento das ações. “Como representantes do povo, estamos buscando a assinatura dos cidadãos no abaixo assinado, que trata da estadualização do Hospital Municipal que realiza mais de 200 atendimentos por dia, atendendo a comunidade colinense e de outros municípios da região, com poucos recursos que se resumem apenas para os custeios, onde não é possível fazer os investimentos necessários. Estamos conseguindo o apoio das entidades que já se manifestaram a favor dessa causa, que é trazer melhorias para o hospital com a vinda de mais recursos através da estadualização do mesmo. Sabemos que é um anseio da comunidade e por isso travamos essa luta pela melhoria da infraestrutura, maior quantitativo de profissionais e a qualidade dos serviços no hospital de Colinas”.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Aldilene Fagundes “Devido ao pouco repasse que recebemos do governo do estado, ficamos impossibilitados, de melhorar a qualidade de nossos atendimentos. A demanda vem aumentando a cada dia e nós não estamos conseguindo arcar com a parte financeira, pois apenas o município e o governo federal não suprem a necessidade de um sistema de saúde de qualidade na cidade, que atenda Colinas e ainda outros municípios”.

O prefeito José Santana Neto destacou que o apoio da comunidade é um forte aliado na busca pelas melhorias do Hospital Municipal. “Sabemos que com o apoio do Estado haverá maiores investimentos, serão possíveis inclusive a expansão dos atendimentos à especialidades de média e alta complexidade. Parabenizamos os vereadores e todas as pessoas de nossa cidade que estão mobilizando-se para pedir ao governador a estadualização do Hospital, já há algum tempo temos buscado o apoio do Estado com as despesas do hospital para que com mais recursos, seja possível oferecer um melhor atendimento ao nosso povo”. (Secom Colinas)