Cultura

Foto: Gleydson Medeiros Arraiá de 2013 em Sítio Novo do Tocantins Arraiá de 2013 em Sítio Novo do Tocantins

Com o tema “Brasil o País do futebol, porque futebol também é cultura”, o XIV ‘Arraiá no Nosso Sítio’ previsto para ocorrer nos dias 30 e 31 de maio e 01 de junho em Sítio Novo do tocantins, vem recheado de inovações em sua programação. Considerado um dos maiores eventos da região do Bico do Papagaio, a festa é realizada pela Prefeitura de Sítio Novo.

Novidade neste ano, a temática entra no clima da Copa do Mundo Brasil 2014. “O tema é atual e está sendo discutido no mundo inteiro, além dos shows previstos, que são inéditos na Região do Bico do Papagaio e contemplam bandas de sucesso nacional” afirma Sara Pereira, diretora de Cultura do Município. Sobem nos palcos da festa as bandas Caviar com Rapadura, Balada Louca, as coleguinhas Simone e Simaria e a dupla Thiago e Luan.

Novo Trajeto

Segundo a diretora, outro diferencial deste ano está no trajeto da cavalgada de abertura do arraia. “Cavaleiros e amazonas passarão por ruas do centro e de bairros da cidade, com saída no Povoado Boa Esperança, percorrendo a TO 201, até o centro de Sítio Novo do Tocantins, onde seguirá por dez ruas da cidade, num percurso de 08 quilômetros”, afirmou Sara.

Dados da Secretaria atestam que em 2013, 505 animais participaram da cavalgada. “A expectativa é que tenhamos mais de 700 montarias de tração animal”, presume Edno Leandro, Secretário de Cultura Desporto e Lazer, ao afirmar que comitivas em veículos automotores, como carros e motos também estão autorizados a participar.

Atrativos

A programação conta com apresentações de quadrilhas, danças folclóricas como bumba-meu-boi e cacuriá; show de calouros, exposição de artesanato local e comercialização de comidas típicas.

Trajeto completo da Cavalgada

Saída às 15h do Povoado Boa Esperança, vindo pela TO 201 até chegar na casa do Zé Moura; entra na Rua Pará e segue até o Hospital, sobe na Rua do Comércio até o Bar do Moa, passa pela Travessa Avelino até  o Mercantil da Vila.Desce na Rua Bom Jesus ao lado da Praça Imaculado Coração de Maria (Praça da Igreja Matriz) e sobe por toda a Rua Bernardo Sayão; entra na Travessa João Matias, desce por toda Avenida 31 de março e sobe na Rua João Correia finalizando no Ginásio de Esportes da Rua Maranhense. (Secom Sítio Novo)