Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Retornou ao Brasil, neste último domingo, 1º, o último grupo de profissionais da Educação da rede municipal de ensino de Palmas que participou do Programa de Modernização da Gestão Escolar. Cerca de 35 profissionais, entre educadores, técnicos e gestores, estiveram na cidade de Helsinque, na Finlândia, localizada no Norte da Europa. A missão técnica teve como objetivo conhecer a experiência daquele país, que foi líder do ranking global do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) em 2012, e se tornou um modelo de educação para o mundo.

O primeiro compromisso oficial do grupo foi na Universidade de Helsinque, onde os educadores participaram de uma apresentação sobre o sistema educativo nacional finlandês. Segundo a diretora de Ensino Fundamental, Jordana Jácome, o sistema educativo não difere muito do sistema adotado em Palmas. “Eles priorizam a língua materna, a matemática, as ciências sociais e da natureza. Além disso, ofertam disciplinas complementares, como Religião, Ética e Artes, dentre outras”, explicou.

Ainda segundo a diretora, os alunos contam com oficinas opcionais de educação doméstica, têxtil e marcenaria. Ela ainda explica que o aluno finlandês com dificuldade de aprendizagem é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, orientador educacional e coordenador. “A finalidade é que todos os alunos aprendam os conteúdos”, disse, acrescentando que muitos projetos socioambientais também são desenvolvidos nas escolas, inclusive com intercâmbios com países menos desenvolvidos.

Para a diretora de Projetos e Obras da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Jess-Anny Guimarães, a experiência foi muito enriquecedora. Ela explica que, em termos de estrutura física, “as escolas de Palmas não deixam a desejar, salvo nos casos dos laboratórios”. “Em Helsinque, os professores e alunos têm à disposição excelentes laboratórios, muito bem equipados, para realização de diferentes trabalhos, como a marcenaria, por exemplo”, explicou .

Participaram dessa missão 31 professores, além do secretário executivo da Educação, André Vitral; assessor especial de Assuntos Estratégicos, Hector Fábio Valente Franco; assessor executivo para Assuntos Internacionais, Arthur Prudente Junqueira; diretora de ensino fundamental, Jordana Jácome e a diretora de Projetos e Obras da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Jess-Anny Guimarães.

Programa de Modernização da Gestão Escolar

O Programa de Modernização da Gestão Escolar é promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio da Escola de Gestão Pública Municipal (EGP), e tem como objetivo preparar os profissionais da educação básica, aperfeiçoando-os para o desempenho efetivo de liderança, desenvolvendo neles os saberes essenciais para uma gestão de excelência nas escolas da rede pública de Palmas

Os selecionados foram separados em quatro grupos de 30 e cada equipe participa de intercâmbio em um país. A primeira missão internacional foi na Coreia do Sul em outubro de 2013. Em seguida os educadores visitaram Singapura no mês de fevereiro de 2014. O terceiro grupo conheceu o sistema educacional da Itália no final do mês de março e agora, outros educadores viajaram para a Finlândia.