Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Com o objetivo de retratar Palmas com diferentes olhares artísticos e democratizar o acesso às artes visuais, a Associação dos Artistas Visuais do Tocantins (Avisto), realiza o projeto Palmas Contemporânea, contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura - Promic 2013. Mais uma etapa do projeto será realizada nesta segunda-feira, 9, onde o grupo fará o registro fotográfico das 12 obras inéditas produzidas durante o projeto e que irão compor um catálogo.

Palmas Contemporânea traz impressões culturais da cidade de apenas 25 anos, com olhar de artistas visuais tocantinenses. Desta maneira: Ciro, Costa Andrade, Mahau e Sérgio Lobo, percorreram os principais pontos da cidade invadindo e encantando transeuntes da Feira da 304 Sul, Praia da Graciosa e Parque Cesamar com a técnica “plenair”, ou seja, realizando parte da obra ao vivo, de modo a fazer referência aos pintores Cubistas. Cada artista elaborou três obras distintas.

Para democratizar o acesso às artes visuais, as obras resultantes do projeto Palmas Contemporâneas serão expostas na segunda quinzena de julho até a segunda quinzena de agosto e o público, especialmente os estudantes, terão a oportunidade de conversar livremente com os artistas.

Sérgio Lobo retratou Palmas de uma forma mais figurativa, porém nada convencional. O desenhista Ciro utilizou os traços do desenho de uma forma mais lúdica, de modo a lembrar os quadrinhos. Costa Andrade pintou de uma maneira mais tradicional e ficou para Mahau abordar Palmas com um olhar abstrato.

Não há registrado um coletivo em Palmas que tenha retratado desta maneira uma cidade que carrega a pluralidade na sua cultura. É nesta direção que a Avisto colabora para o processo de construção da identidade cultural da Capital e do fortalecimento da produção das artes visuais no Estado.

Biografias dos Artistas

Ciro

Graduado em Jornalismo e Direito, Ciro é desenhista, ilustrador, caricaturista, artista plástico e escritor. Trabalha como redator e ilustrador publicitário. Nasceu em São Luís do Maranhão. Mora em Palmas do Tocantins há 14 anos. Já realizou 5 exposições individuais (2008, 2009, 2010 e 2013) e 4 coletivas (2013).

Costa Andrade

Costa Andrade é Formado em Comunicação Social pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – CEUB/1981.  Artista Visual autodidata, a partir dos 13 anos desenhava e pintava, em Brasília participando do movimento artístico local. A partir da sua vinda para o Estado do Tocantins vem atuando ativamente para o crescimento e fortalecimento das Artes Visuais.

Sérgio Lobo

Atual presidente da Associação dos Artistas Visuais do Tocantins (AVISTO). Fez curso de Escultura no Espaço Cultural de Palmas com a Prof.ª Sandra Oliveira. Atualmente trabalha com pesquisas de obras figurativas e abstratas. Já realizou 5 exposições coletivas (2011, 2012 e 2013) e 3 individuais(2013).

Mahau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Tocantins participou de Curso de Extensão no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP em 2009 – Ano da França no Brasil. Participou do curso Introdutório à História da Arte a partir da coleção do MASP ampliou sua formação enquanto artista. Integrou 22 exposições individuais e coletivas de 2004 à 2014.