Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A moda sustentável, também conhecida como moda ética ou eco-friendly, tem ganhado cada vez mais destaque na indústria da moda nas últimas décadas. Este movimento não se trata apenas de uma tendência passageira, mas sim de uma mudança de paradigma necessária para proteger o planeta e garantir um futuro mais equitativo para a sociedade. É neste conceito que se baseia o desfile “Sustentabilidade em Moda”, uma realização do Instituto Brasil Sustentável (IBS) com patrocínio do Programa Municipal de Cultura (Promic), da Fundação Cultural de Palmas (FCP), que será apresentado na quinta-feira, 21, às 19h30, na programação do Tocantins Fashion Week (TOFW), dentro da Casa Cor, no Capim Dourado Shopping.

O desfile de modas vai trazer roupas, acessórios e bijuterias produzidas por mulheres micro empreendedoras da Capital, sempre pautadas em eixos como a reciclagem, utilização de tecidos naturais e que focam a preservação do meio ambiente. O objetivo é de promover os benefícios da moda sustentável e incentivar o consumo consciente, a preservação do meio ambiente e a cidadania. Compõem o desfile peças das marcas Ateliê Casa da Mãe e da Joana, Gaia Shop, Siá ECO, Makra Ateliê, Sempre Viva e Manga Rosa Couros.

A Presidente do Instituto Brasil Sustentável (IBS), a empresária Lucivânia Brito de Abreu, complementa que o projeto ainda incentiva a economia criativa. “As empresas que participam do nosso desfile não possuem a visibilidade que as grandes marcas, porém, a nossa proposta é garantir a elas também essa projeção, visto que, são mulheres que possuem muitos talentos  no campo da moda, costureiras, artesãs, às quais necessitam apenas de um empurrãozinho como essa participação no Tocantins Fashion Week”, celebra.

Idealizadora do projeto e produtora executiva do Desfile, Cinthia Abreu explica que o desfile Sustentabilidade em Moda vai mostrar ao público que a moda pode ser criativa e inovadora enquanto ainda segue uma abordagem sustentável. “As peças utilizam de reaproveitamento de tecidos e priorizam produções à mão, unidas a biojoias confeccionadas com matérias-primas amazônicas, como o coco babaçu, capim dourado e sementes de açaí e jatobá, dentre outros frutos do Cerrado, sempre focando a sustentabilidade”, ressalta.

Consultora de moda do projeto, Patricia Fregonesi apresentará o desfile expondo ainda aos participantes do evento o conceito de moda sustentável e a produção das peças. “A moda sustentável busca minimizar os impactos da indústria têxtil ao meio ambiente, através do uso de materiais orgânicos, reciclados, upcycling e processos de produção mais limpos, inserindo uma pegada ambiental no mercado de moda”, explica.

Instituto

O Instituto Brasil Sustentável (IBS) é uma entidade sem fins lucrativos, com várias vertentes sociais, ambientais e culturais. A Instituição tem como objetivo “promover o Empreendedorismo Social e Sustentável à Promoção do ser Humano” e nasceu do desejo de uma corrente do bem, em incentivar e executar  práticas inovadoras, capazes de inspirar pessoas com o foco na promoção e desenvolvimento do ser humano. Venceu a categoria Ambiental, do edital de Patrocínio Cultural Banco da Amazônia nos anos de 2020, 2021 e 2022, com a proposta do projeto “Vivência Lixo ao Luxo”. O Instituto realiza e é parceiro de projetos que estejam alinhados às políticas públicas, que tenham compromisso com o desenvolvimento e a sustentabilidade econômica, social e ambiental, priorizando a difusão da cultura regional. Seus projetos são pautados nos eixos social, empreendedorismo, ambiental, educacional e cultural, por meio de uma série de projetos.