Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A ex-deputada federal Nilmar Ruiz (PEN) encaminhou nota onde esclarece que não será candidata a deputada estadual como já tinha divulgado.  “Na era do conhecimento em que vivemos hoje, com o rápido avanço tecnológico e com o desgaste generalizado das instituições, grita-se por mudanças. E eu quero participar desse momento, fora da política partidária. Quero participar desse processo de transformação, colocando a minha experiência à disposição para ajudar a encontrar melhores soluções, ajudar as pessoas a administrar melhor a sua vida, a conviverem melhor umas com as outras. Acredito que para haver a mudança social, política e econômica que queremos e para que possamos viver numa sociedade mais justa e mais fraterna é necessário fazer a transformação pessoal, a mudança individual e é nesse sentido que quero trabalhar agora”, justificou na longa nota.

 A ex-deputada disse ao Conexão Tocantins que fechou o livro no que se refere á política partidária.Ela disse que não pretende ajudar nenhuma campanha política de outro candidato.

 Veja a íntegra da nota:

 Desde a minha infância, sempre fui inconformada com as injustiças e sempre busquei, de alguma forma, contribuir para que transformações ocorressem no sentido de melhorar a vida das pessoas. Foi na educação que encontrei esse caminho. Porque é por meio da educação que as pessoas têm condições de desenvolver uma visão crítica da realidade e ter mais oportunidades de sucesso na vida.

Foi o desafio de trabalhar pelo desenvolvimento daeducação do mais novo Estado da federação que me fez, há mais de vinte anos, vir para a capital do Tocantins.

Ter sido Secretária da Educação de Palmas, foi um grande desafio e um privilégio, quando quase tudo estava por fazer. Implementar ações para organizar a rede escolar, para estabelecer os planos de capacitação e habilitação, de cargos e progressão salarial dos professores e, principalmente, para melhorar a qualidade do ensino.

Acredito que o meu trabalho no município me credenciou a ser convidada para assumir a Secretaria Estadual de Educação Cultura e Esporte. Assim, meu objetivo de contribuir para o desenvolvimento do Tocantins foi ampliado. Pude colocar em prática o que considero fundamental para um novo modelo de educação. Promovemos a democratização do ensino, colocando mais de 90% das crianças de 07 a 14 anos no ensino fundamental e reduzindo consideravelmente o analfabetismo, com o programa ABC da Cidadania; a descentralização dos recursos financeiros com a Escolarização da Merenda e a Escola Autônoma de Gestão Compartilhada; a valorização dos profissionais da educação, quando pela primeira vez se escolheu os diretores de escolas pela competência e através deeleição pela comunidade. Habilitamos a maioria dos professores, em nível superior, com o convênio SEDUC/UNITINS/EADCON e propomos a progressão dos cargos de professores. Com os programas Construção da Cidadania e a Escola Aberta,envolvemos as comunidades no processo educacional.

A Educação me fez ingressar na política partidária, em 1998.  Foi o desejo de fazer mais, de participar ativamente das mudanças nacionais, de trazer mais recursos para os municípios tocantinenses, colaborar mais para o desenvolvimento do Estado, que me fez concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados. Fiz uma "campanha pedagógica", como muitos diziam na época, com o apoio dos professores, funcionários da educação, dos delegados de ensino, dos alunos e pais de alunos... Em 2000, assumi o cargo de deputadafederal com a missão de colaborar para a implantação da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Em pouco tempo, Deus e o povo de Palmas me concederam a grande oportunidade de sonhar e realizar mais, quando fui eleita Prefeita da Capital. Ainda me emociono ao lembrar da participação da comunidade no Planejamento Participativo, dos programas sociais que melhoravam a condição de vida de milhares de crianças e jovens, da cidade limpa e colorida com o programa Palmas Limpeza Mais Saúde e Mais Beleza, com as ações para estimular o turismo e promover o lazer da população,  aquecendo a economia da cidade. Lembro-me, ainda hoje, das inaugurações das grandes obras que aconteceram na minha gestão, como a da Ponte da Amizade, a do Aeroporto Internacional, a da Rodoviária, a do Hospital Geral de Palmas, a do Shopping da Cidadania, a das unidades da Cidade do Conhecimento, do enchimento do Lago de Palmas, das praias e tantas outras.

Por mais duas vezes, Deus e o povo me deram a oportunidade de representar e trabalhar pelo Tocantins como deputada federal. De 2006 a 2010 e em 2013.

Quero continuar fiel ao sentimento que nutre toda a minha vida. Colaborar para que as pessoas possam viver melhor e serem mais felizes. Afinal "Não viemos ao mundo só para comer pipoca", como diz o título do meu livro. Acredito que estamos num momento de transição. Na era do conhecimento em que vivemos hoje, com o rápido avanço tecnológico e com o desgaste generalizado das instituições, grita-se por mudanças. E eu quero participar desse momento, fora da política partidária. Quero participar desse processo de transformação, colocando a minha experiência à disposição para ajudar a encontrar melhores soluções, ajudar as pessoas a administrar melhor a sua vida, a conviverem melhor umas com as outras. Acredito que para haver a mudança social, política e econômica que queremos e para que possamos viver numa sociedade mais justa e mais fraterna é necessário fazer a transformação pessoal, a mudança individual e é nesse sentido que quero trabalhar agora.

Portanto, comunico que não serei candidata a nenhum cargo eletivo.

Quero aqui agradecer a Deus, em primeiro lugar. Agradecer a todos que, de alguma forma, contribuíram para que eu pudesse, até aqui, ter alcançado tantas oportunidades, ter podido realizar tantos sonhos, ter aprendido e trabalhado tanto. Quero agradecer a meus eleitores e apoiadores, que me permitiram ser deputada e prefeita de Palmas. Quero agradecer a minha família, que sempre esteve ao meu lado me apoiando e me dando forças para que eu cumprisse as minhas missões. Quero agradecer as pessoas que encontro nas ruas, nas feiras, nos mercados, nas praias, nas cidades tocantinenses, que têm sempre uma palavra de reconhecimento e carinho. E, finalmente, peço a Deus que ilumine a todos nós. Que possamos eleger os melhores representantes para o nosso Brasil e para o nosso querido Tocantins. Que o próximo governo seja próspero, acelere o desenvolvimento e, principalmente, melhore a condição de vida do nosso povo. Que nas eleições de 2014 reine a paz e a justiça.

Contem sempre comigo.

Nilmar Gavino Ruiz