Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Valério Zelaya

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, empossou na  manhã desta quinta-feira, 26, na sede da Diretoria de Meio Ambiente, os membros representantes das entidades empresariais que compõem o Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep). A entidade teve sua criação sancionada sob a Lei 2.024, de 20 de janeiro de 2014.  

Em seu discurso de posse, o empresário Fabiano do Vale, que foi empossado como titular da entidade, agradeceu ao prefeito por acreditar no empresariado local. “Estou feliz por esta aqui, fazendo a minha parte para o desenvolvimento da nossa Capital. E o conselho será muito importante para analisar os projetos para o desenvolvimento econômico e social de Palmas”, ressaltou ou presidente. 

Como vice-presidente do conselho, assumiu o presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Palmas, Antônio Davi Gouveia. 

A secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Cleide Brandão, lembrou aos presentes como foram iniciadas as primeiras discussões para a implantação da entidade. “Quando nós fizemos a viagem a Maringá, observei o quanto eles trabalham com voluntariado, e com a implantação do conselho mostra que estamos bem encaminhados, e hoje os empresários de Palmas estão realmente participando da administração pública”, afirmou Cleide. 

Para o prefeito, a criação do conselho é de grande importância para o segmento. Amastha ainda ressaltou que “o Cidep é fruto da missão que realizamos em junho do ano passado quando levamos empresários e representantes de entidades a Maringá para conhecer o conselho daquele Município. Acredito que colheremos resultados positivos dessa iniciativa”.

O chefe do executivo municipal ainda enfocou: “Hoje nós temos uma administração equilibrada para proporcionar uma melhor condição aos empresários. Tenho certeza que este conselho capitalizará muitos bons frutos para a nossa Capital.

Ao final da posse, o presidente, Fabiano do Vale, convocou todos os membros do conselho para a primeira reunião a ser realizada no dia 03 de julho, para que possam  discutir o regimento interno e a formação das comissões setoriais da entidade.

Cidep 

Com caráter deliberativo e consultivo, o Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep) é o órgão responsável pela administração dos programas de incentivos como: benefícios fiscais, seção de áreas públicas, alienações de áreas dos distritos industriais, áreas empresariais e outros projetos de inovação e desenvolvimento econômico no Município de Palmas.

Além do presidente e vice-presidente, assumiram o conselho mais 21 membros, entre indicados do Poder Público Municipal e representantes de entidades como Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Sebrae, Federação do Comércio (Fecomércio), entre outras. (Secom Palmas)