Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Luciano Ribeiro

Para fortalecer ainda mais a economia dos municípios praianos e oferecer atendimento de qualidade aos turistas, o governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado do Tocantins (Adtur), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/TO), está capacitando microempresários dos setores de alimentos e bebidas, hospedagem, atendimento ao público e cozinha regional com o programa “Tocantins Recebe Bem”.

O programa traz uma extensa programação durante todo o ano, que é potencializada no mês de julho, época da alta temporada nas praias dos rios tocantinenses.

A turismóloga da Adtur, Maria Edlene de Oliveira Fonseca, destaca que a meta é alcançar todos os municípios que possuem praias e desenvolver o turismo no Estado, a partir de um atendimento de qualidade, oferecido pelos empresários locais. “As nossas ações são as consultorias in loco para melhorar o atendimento aos turistas que chegam nas cidades tocantinenses. Assim, o nosso foco é melhorar a qualidade dos serviços prestados”, ressaltou.

Além da capacitação técnica, os microempresários recebem orientações que vão desde a necessidade de higiene pessoal e limpeza do ambiente no empreendimento, à prática na manipulação de alimentos e equipamentos. A ideia central do programa é fortalecer o já existente fluxo turístico nas cidades praianas, concentrando esforços na melhoria dos serviços prestados ao turista.  

Em média, são 74 municípios tocantinenses que abrem o período de veraneio executando projetos próprios que envolvem esportes, lazer e infraestrutura, indispensáveis para receber bem os turistas.

Capacitações

Até a última semana, foram mais de 60 municípios atendidos com consultorias, mas a expectativa é atender a todas as cidades que possuem praia no Estado. Mais de 170 empresas participaram da capacitação, além dos empreendedores individuais, totalizando 780 pessoas beneficiadas com a ação.