Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Pizada da Butina campeã do 22º Arraiá da Capital

Pizada da Butina campeã do 22º Arraiá da Capital Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves Pizada da Butina campeã do 22º Arraiá da Capital Pizada da Butina campeã do 22º Arraiá da Capital

O 22º Arraiá da Capital mal terminou e as quadrilhas juninas de Palmas já estão trabalhando para mais uma apresentação competitiva. Os grupos juninos Caipiras do Sertão, Estrela do Sertão, Girassol do Cerrado, Pizada da Butina, Cafundó do Brejo e Caipiras do Borocoxó vão representar Palmas no 6° Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas do Tocantins, que acontece nesta sábado e domingo, 5 e 6, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. No sábado a partir das 20 horas e no domingo a partir das 19 horas.

A Fundação Cultural apoia o evento que é realizado pela Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto) e a Comunidade Junina de Palmas (Cojupa) em parceria com a Secretaria Estadual da Juventude.

Ao todo, 17 grupos juninos confirmaram presença no Concurso e além de Palmas, os municípios de Tocantinópolis, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Guaraí, Ponte Alta do Tocantins e Sítio Novo, terão suas representantes nessa disputa. O evento contará ainda com a participação de um grupo junino da cidade de Barreiras (BA) que fará a abertura do evento.

O Concurso Estadual seleciona um grupo que representará o Estado no Concurso Nacional. Em 2013, a Caipiras do Borocoxó conquistou o Estadual e consagrou-se campeã Nacional no concurso que foi sediado em Palmas. Neste ano, o Concurso Nacional realizado pela Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas (Confebraq) será realizado no município de Maracanaú (Ceará).

O presidente da Fequajuto, Advan Rodrigues, se mostra motivado com o evento. “Cada vez mais temos a participação de novos municípios tocantinenses, o movimento junino já está presente de norte a sul do Estado. Temos grupos em condições de igualdade com o Nordeste e hoje conquistamos o respeito do Movimento Junino Brasileiro.”

A avaliação será feita por um corpo de 12 jurados, entre eles, representantes de Brasília e Ceará. Segundo Rodrigues, todos os 12 jurados contam com vasta experiência em avaliação junina, além de terem passado por aperfeiçoamento em cursos de jurados junino. (Secom Palmas)

Programação

Sábado (05) - a partir das 20 horas

- Quadrilha Rosas de Ouro (Barreiras - BA)

- Matutos de Gurupi (Gurupi)

- Ministério Jovem (Tocantinopolis)

- Malacabados (Araguaina)

- Darcy Marinho (Tocantinopolis)

- Faisca do Sertão (Porto Nacional)

- Guaraí (Guaraí)

- Matutos do Sítio (Sítio Novo)

Domingo (06) - a partir das 19 horas

- Caipiras do Jalapão (Ponte alta do Tocantins)

- Racho Velho (Gurupi)

- Arranca Toco (Araguaina)

- Caipiras do Sertão (Palmas)

- Estrela do Sertão (Palmas)

- Girassol do Cerrado (Palmas)

- Pizada da Butina (Palmas)

- Cafundó do Brejo (Palmas)

- Caipiras do Borocoxó (Palmas)