Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Yago Modesto

Um espetáculo da cultura local tomou conta do Espaço Cultural, em Palmas, no último final de semana. Na noite do último domingo (06), o Tocantins conheceu a Campeã Estadual de Quadrilhas Juninas. A palmense Caipiras do Borocoxó foi a vencedora, e irá representar o Estado no Concurso Nacional, em Maracanaú (CE).  O 6º Concurso Tocantinense de Quadrilhas Juninas foi realizado pela Sejuv – Secretária Estadual da Juventude, em parceria com a Fequajuto - Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins e CONJUPA - Comunidade Junina de Palmas.

Durante as noites de sábado (05) e Domingo (06), 13 quadrilhas juninas apresentaram um show de beleza, música, dança e animação. Os grupos foram avaliados por 12 jurados, nos quesitos coreografia, harmonia, animação, figurino, animador, repertório musical e conjunto.

Vencedora pela quinta vez, a quadrilha junina Caipiras do Brocoxó apresentou o tema “Tire seu preconceito do caminho, que minha cor quer dançar”, trazendo através de um espetáculo, um pouco da luta dos negros no Brasil, deixando uma mensagem contra o racismo e o preconceito.  Feliz com a vitória, o coreógrafo do grupo, Gilberto Costa, afirmou que agora eles irão trabalhar para conquistar título nacional pela segunda vez. “A gente trabalhou duro pra conseguir esse título, e graças a Deus ele veio. O (setor) Aureni II e a Paróquia São Francisco de Assis estão bem representadas” comemora Gilberto.

Para o Secretário Estadual da Juventude, Rolf Vidal, a Secretária está empenhada em apoiar a realização de eventos culturais que envolvam a juventude.  “Onde a juventude tocantinense estiver mobilizada, fazendo coisas que só trazem benefícios para suas vidas, a Sejuv estará presente”, comenta Rolf.

O segundo e terceiro lugar ficaram com as quadrilhas juninas palmenses Cafundó do Brejo e Pizada da Butina, respectivamente. O Concurso premiou ainda o melhor animador, que ficou com a Estrela do Sertão e Girassol do Cerrado. A campeã Caipiras do Borocoxó levou ainda o prêmio de Melhor Casal de Noivos. (Ascom Sejuv)