Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Marcelo Prado

O Praião do Dominguinhos, em Paranã, cidade localizada a 304 quilômetros  de Palmas, está preparado para receber visitantes e turistas desde o último dia 4. As atividades na praia vão até o dia 27 de julho, quando está previsto o fim da temporada de veraneio. A programação, que envolve desde atividades lúdicas e esportivas durante o dia, culminando com shows de bandas nacionais nos fins de semana, tem agendado para este sábado, 12, show com  a banda Cavalinho.  A infraestrutura, que tem como diferencial a instalação de uma tirolesa, decorre de convênio firmado com o Governo do Estado, através da Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins.

“A nossa expectativa é receber mais  de 15 mil pessoas neste fim de semana e de aproximadamente 80 mil durante o período de execução do projeto”, avalia o prefeito Édson Lustosa, acrescentando: “para isso, investimos em infraestrutura capaz suportar essa demanda”. Ao falar do diferencial deste ano, mencionou a instalação de uma tirolesa, cabo de aço  preso a uma cadeirinha de corda, através dos quais o praticante desliza com segurança de um ponto a outro. A instada na praia do Dominguinhos tem altura de 25 e 250 metros de cumprimento, saindo de uma margem a outra sobre o rio Paranã.

Quem se permite atravessar o rio na tirolesa adquire, no mínimo, duas vantagens: a de apreciar a vista geral da praia e a sensação inexplicável provocada pela descida. São 20 segundos inesquecíveis, adquiridos numa velocidade que chega a  80 quilômetros por hora. Para usufruir do benefício, o interessado deve pagar R$ 5,00, o correspondente ao uso do material de proteção necessário para a atividade, bem como da travessia de barco que o levará até o ponto de partida da tirolesa. “O preço é justo em consideração à adrenalina e à sensação que sentimos”, avalia  Maria das Graças Sousa, uma das usuárias.

Infraestrutura

Instalada em uma área de aproximadamente mil e 500 metros quadrados, a infraestrutura tem como base um total de 18 barracas - distribuídas com vista para a praia, de onde é possível apreciar uma bela paisagem do rio Paranã -, banheiros, campos de vôlei, área demarcada para banho, além de um palco onde são realizados grandes shows agendados  pra os fins de semana. “ levando em consideração o sucesso da Temporada de Férias do ano passado, a Prefeitura de Paranã prepara-se para realizar outra edição do evento em 2014”, justifica o prefeito, completando: “está prevista a realização de eventos diversos em nosso município, buscando oferecer aos residentes e turistas várias opções de lazer e entretenimento, através de atividades recreativas, esportivas, apresentações culturais e shows com artistas nacionais e regionais”.

Programação  

Programação Esportiva envolve desde  atividades nas modalidades beach soccer, vôlei de praia, futebol de campo, campeonato de truco, gincanas, corridas de areia, além de programação ambiental realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e UFT, através do Rondontur. A cultural destaca-se com a apresentação de danças regionais e blitz educativas e informativas da Secretaria Municipal de Saúde.

12/07 – SÁB, 22h Show com Gasparzinho

13/07 – DOM, 16h- Show Regional – Elke Luiz     

19/07, SÁB, 22h, banda nacional Forró Rasta Chinela

20/07, DOM, 16h, Show Regional – Renan Lima 

26/07, SÁB, 22h, show nacional com Kuarto de Empregada

27/07, DOM, 16h, Show Regional – Sambagunça