Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Curso realizado em Palmas junho de 2014

Curso realizado em Palmas junho de 2014 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Curso realizado em Palmas junho de 2014 Curso realizado em Palmas junho de 2014

Região marcada pela luta das trabalhadoras e trabalhadores pelo direito de acesso à terra, o Bico do Papagaio participa a partir desta sexta-feira, 15, de um curso de mobilização do Plebiscito Popular pela Constituinte, no Sindicato Regional dos Trabalhadores do Bico do Papagaio, em Esperantina, localizada a 680 km de Palmas.

A programação inicia na tarde desta sexta-feira, às 14 horas, com uma análise de conjuntura e segue com debate sobre as sub-representações na política. Na manhã de sábado, 16, a programação se concentra na metodologia de votação do Plebiscito, com informes sobre coleta de votos, localização de urnas, entre outros.

O objetivo da atividade é mobilizar as trabalhadoras e trabalhadores da região para o Plebiscito Popular que acontece na Semana da Pátria, 1º a 7 de setembro, com uma única pergunta ao povo brasileiro: Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político?

“O País inteiro está mobilizado e aqui no Tocantins temos feito um grande esforço para conscientizar a população das mudanças que precisamos em nossa política e para que participem conosco dessa votação na Semana da Pátria votando SIM no Plebiscito Constituinte”, destaca o Comitê Estadual do Plebiscito no Tocantins. No Tocantins, cerca de 30 organizações estão na construção do Plebiscito no estado e têm realizado diversas atividades de formação sobre a política brasileira.

As próximas atividades do Plebiscito no Tocantins acontecem também nesta sexta-feira, 15, em Formoso do Araguaia e no sábado, 16, em Gurupi.

Campanha

São 350 organizações que constroem o Plebiscito Constituinte nacionalmente e já existem mais de 800 comitês populares espalhados em todo país com a meta de alcançar 10 milhões de votos. O movimento é estratégico para pressionar o Congresso Nacional sobre as mudanças e demandas necessárias para a construção de um país com mais democracia participativa e representativa.

O que é um Plebiscito Popular?

Um Plebiscito é uma consulta na qual o povo brasileiro vota para aprovar ou não uma questão. De acordo com as leis brasileiras somente o Congresso Nacional pode convocar um Plebiscito. Apesar disso, desde o ano 2000, os Movimentos Sociais brasileiros começaram a organizar Plebiscitos Populares sobre temas diversos, como, por exemplo, o Plebiscito sobre a Alca – Área de Livre Comércio das Américas no Brasil, realizado em 2002 e que obteve mais de R$ 10 milhões de votos.

Mais informações: www.plebiscitoconstituinte.org.br