Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Mariana vai representar o Tocantins no encontro internacional

Mariana vai representar o Tocantins no encontro internacional Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima Mariana vai representar o Tocantins no encontro internacional Mariana vai representar o Tocantins no encontro internacional

A estudante Mariana Borges da Silva embarca neste domingo, 23, para a Argentina, onde representará o Tocantins no terceiro encontro internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul. O evento, que será realizado em Mar del Plata, cerca de 400km distante da capital Buenos Aires, reunirá estudantes de todos os estados brasileiros, além de representantes dos países que compõem o bloco do Mercosul.

Aluna do 3º ano do ensino médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Mariana cursou o ensino fundamental em escolas estaduais e conseguiu a vaga para participar do Parlamento através de uma seletiva com mais de três mil alunos de 30 instituições de ensino básico das redes públicas do Tocantins. Foram três etapas que definiram três finalistas através de redações sobre o tema “O Ensino Médio que Queremos”. Os finalistas participaram da etapa nacional, no mês de junho, em Brasília, que elegeu a Mariana como representante tocantinense. “Fiquei surpresa, mas muito satisfeita, tinha bastante gente, você nunca imagina que será escolhida”, afirma.

A estudante e outros 26 jovens dos demais estados brasileiros e do Distrito Federal se encontram em Brasília, neste domingo, de onde embarcam para Argentina. É a primeira vez que Mariana faz uma viagem para o exterior. “É a primeira vez que viajo sem ninguém da minha família, estou ansiosa, espero melhorar meu espanhol, conhecer um pouco da cultura argentina e fazer novas amizades”, diz.

Além dos parlamentares do Brasil, o Parlamento Juvenil conta com estudantes dos outros países que integram o bloco Mercosul, como Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O objetivo do encontro é promover o debate entre os jovens estudantes sobre a educação nos países onde vivem. Ao fim do evento, será elaborada uma carta internacional sugerindo melhorias para o setor.