Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação "Unitins pública e gratuita no Bico põe fim a sofrimento e humilhação de jovens", disse o candidato
  • Eduardo participa de carreata em Sítio Novo: agenda repleta no Bico do Papagaio
  • Em Arraias, Eduardo participa de reunião ao lado do governador Sandoval Cardoso
  • Eduardo posa para fotos com jovens de São Sebastião do Tocantins

Ao cumprir compromissos de campanha na região do Bico do Papagaio e sudeste do Tocantins neste final de semana e feriado, o candidato a deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (PTB) destacou que a criação de campi da Unitins significa o fim de humilhações e sofrimento dos estudantes que não tinham acesso a universidade pública e gratuita nessas regiões do Estado. Eduardo afirmou que na Assembleia vai lutar para que outras cidades recebam a Unitins.

Em tom de desabafo, Eduardo fez questão de citar em seus pronunciamentos as inúmeras vezes que ouviu de jovens do interior pedidos para quitar mensalidades atrasadas de suas faculdades. "Aqui no Bico quase sempre a maioria dos jovens que me puxava pelo braço, que queria minha atenção pedia: "Eduardo, me ajude, preciso estudar, não tenho como pagar e não quero trancar a matrícula". E o governo do Estado realizou o sonho e colocou fim a essa humilhação e sofrimento os jovens que hoje tem na Unitins a oportunidade de estudar sem a preocupação do carnê das mensalidades", disse.

Para Eduardo, isso significa a redenção dos jovens e uma verdadeira iniciativa para o desenvolvimento do Estado por meio da educação. "Hoje são mais de 1.500 vagas e, com a graça de Deus, serão abertas mais oportunidades para que mais jovens possam estudar sem o medo de ter de parar no meio do caminho, interrompendo sonhos e a busca por uma realização, uma vida melhor que só a educação proporciona", complementou, lembrando que no Congresso lutou pela UFT no modelo multicampi e era prefeito quando implantou a IFTO em Palmas.

Um dos legados de Eduardo Siqueira Campos como secretário de Relações Institucionais (SRI) do governo do Estado, os pólos da Unitins no Bico (Araguatins e Augustinópolis) e em Dianópolis (sudeste do TO) oferecem, ao todo, 1.510 vagas para acesso gratuito a cursos como Letras, Pedagogia, Enfermagem, Direito, Ciências Contábeis e Gestão em Agronegócio.

Em dezembro de 2013, quando deixou o cargo de titular da SRI, Eduardo fez o pedido ao então governador Siqueira Campos para implantar os campis da universidade no interior do Estado. "Deixo como anexo de meu pedido de desligamento do governo a proposta da criação dos campi da Unitins em Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis, três importantes centros que ficaram sem as estruturas da UFT e, portanto, sem ensino público e gratuito", pediu, na carta.

Bico do Papagaio

Eduardo esteve em quatro cidades do Bico do Papagaio neste final de semana prolongado: São Sebastião, Buriti, São Miguel e Sítio Novo. Além disso, esteve em Natividade e em Arraias, na companhia do governador e candidato à reeleição, Sandoval Cardoso. Foram caminhadas, carreatas, inaugurou comitês e, em reuniões, falou para os moradores sobre suas propostas como deputado estadual.

Em São Sebastião, na companhia do prefeito Edivaldo e do candidato a deputado federal Vicentinho Júnior, falou dos serviços que o Estado trouxe ao município e garantiu, se eleito, ser o representante da cidade na Assembleia. "Deputado precisa ter conhecimento e bom relacionamento. Quero colocar à disposição de vocês minha experiência como prefeito, deputado federal, senador e secretário de Estado. Quero continuar sendo o deputado municipalista que sempre fui em toda minha carreira."

Em Buriti, Eduardo participou de caminhada, inaugurou comitê da família 77 e se reuniu com moradores. Ouviu de líderes da região depoimentos sobre sua atuação como secretário, a experiência e preparo para ser deputado estadual. "Desde que assumi a prefeitura foi Eduardo que abriu as portas do Estado para ajudar Buriti e os demais municípios do Estado com obras e serviços para melhorar nossas ruas, estradas e tirar o Bico do isolamento. Ele sempre atendeu os nossos pedidos que, na verdade, são reivindicações de vocês, moradores", afirmou Rúbia.

Já em Sítio Novo, Eduardo participou de uma enorme carreata, finalizada com uma reunião com mais de 3 mil pessoas no centro da cidade. No local, prefeitos, vereadores destacaram Eduardo como o mais preparado para exercer o cargo. Jair Farias, prefeito de Sítio Novo, abriu o evento: "Não peço voto para Eduardo pelo o que ele fez, que foi muito por Sítio Novo e Bico, mas pelo o que ele vai fazer. Se hoje nossos moradores dispõem de vicinais em boas condições, ruas e avenidas sem um buraco, ambulâncias, tratores para pequenos agricultores, Unitins de graça se deve a este governo, a Eduardo. E, como deputado, é o mais preparado, tem experiência de legislativo e executivo, fará muito mais ao lado de Sandoval."

Ao lado de Eduardo em toda agenda do Bico, o deputado estadual Iderval Silva afirmou que ele o candidato do PTB será o mais eficiente da Assembleia Legislativa. "Quando decidi abrir mão desta campanha analisei e cheguei a conclusão que só Eduardo poderia dar continuidade ao nosso trabalho. Por sua experiência, conhecimento e preparo como gestor, será o mais eficiente da Assembleia", disse.