Esporte

Foto: Marcus Mesquita No ciclismo, Maycon (n° 68) ficou entre os 10 melhores brasileiros da categoria em duas provas; ele foi o 9º colocado na Estrada e 10º na Contra-Relógio No ciclismo, Maycon (n° 68) ficou entre os 10 melhores brasileiros da categoria em duas provas; ele foi o 9º colocado na Estrada e 10º na Contra-Relógio

Após três dias de competições nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), realizado em Londrina, Paraná, a delegação do Tocantins contabiliza duas medalhas e outros resultados positivos para o Estado na categoria 12 a 14 anos, modalidades individuais.

A primeira medalha tocantinense veio com Jonas Irwing Ribeiro, judoca peso-leve do Tocantins, que encarou uma maratona de combates contra alunos atletas do Amapá, Paraná, Mato Grosso Distrito Federal e Rio Grande do Norte para conquistar o bronze nos Jogos. “Foram duas edições disputadas e duas medalhas, uma prata (em 2013) e um bronze. Mas eu quero conquistar mais medalhas nos Jogos Escolares”, afirmou o judoca do Colégio Dom Bosco, de Palmas, que no próximo ano vai participar dos Jogos na categoria 15 a 17 anos.

A outra medalha veio no ciclismo, na prova Estrada, com a aluna-atleta Ana Beatriz Nazeozeno, do Colégio Positivo, de Gurupi, unidade conveniada à rede estadual de ensino. Apesar de ter sofrido um acidente no dia anterior à prova, a ciclista garantiu o segundo lugar na competição. “Por causa da dor que eu senti o tempo todo, eu considero esta prata um ouro, porque não sei se outra atleta iria continuar no campeonato sentindo o que eu estava sentindo. Mas eu quis me superar e consegui. Estou muito feliz com esta segunda medalha nos Jogos”, afirmou a ciclista, que foi campeã da prova por Pontos dos JEJ em 2013.

Top 10

Mesmo não chegando ao pódio, muitos outros estudantes do Tocantins se destacaram na competição e ficaram entre os 10 melhores alunos-atletas do Brasil nas modalidades que disputaram nos JEJ.

O estudante Wanderson dos Santos Silva marcou 40,28 metros no lançamento de dardo e ficou com a 4ª colocação. Ainda no atletismo, o aluno-atleta também se saiu bem no lançamento de peso e garantiu a 6ª posição no ranking da prova.

Outra aluna-atleta do atletismo que levou o nome do Tocantins à lista dos 10 melhores do País foi Beatriz Evelin Cerqueira Guimarães, finalista na prova de 80 metros com barreiras e do revezamento 4 x 75 metros, ao lado das colegas de delegação Millena Rocha Reis, Raquel dos Santos e Rosiane de Souza. Em ambas as provas, as tocantinenses ficaram na 8ª colocação após a disputa da bateria final.

No ciclismo, a medalhista de prata, Ana Beatriz Nazeozeno, alcançou a 9ª colocação na prova Contra-Relógio; enquanto Vitória Maria Rodrigues Fernandes ficou no 10º lugar. No masculino, Maycon Douglas Silva Carvalho também alcançou a 10ª posição no Contra-Relógio e ficou em 9º lugar na prova Estrada.

O judô do Tocantins também merece destaque, com a 7ª colocação na disputa por equipes. O time do Estado foi composto pelos alunos-atletas Carlos Eduardo Vale (super-ligeiro), Gabriel Costa Santos (ligeiro), Pedro Cairo Duarte (meio-leve), Jonas Irwing Ribeiro (leve), Carlos Henrique Barbosa (meio-médio), Pedro Henrique Aleixo (médio), Heron de Oliveira (meio-pesado) e Henrique Nakamura (pesado). (Ascom Seduc)