Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Uma delegação formada pelo embaixador da Eslováquia no Brasil, Milan Cigán, representantes da embaixada e da União Europeia chega ao Tocantins nesta quarta-feira, 10, e irá se reunir a partir das 17h com o vice-governador, Tom Lyra, no Palácio Araguaia, em Palmas. Na quinta-feira, 11, a comitiva participa de um seminário sobre pesquisa e inovação no auditório da reitoria do IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir das 8h.

O encontro é promovido pelo governo do Tocantins, por meio da Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e tem a intenção de apresentar o novo programa de pesquisa e inovação da União Europeia – Horizonte 2020 para a comunidade cientifica e acadêmica do Tocantins. Além de falar sobre programas e ações promovidos pelo Governo do Estado.

Além do embaixador, também participam do evento o chefe do setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Delegação da União Europeia no Brasil, Piero Venturi, representantes das embaixadas da Eslováquia, Espanha, Polônia e Portugal, o secretario da Sedecti, Paulo Massuia, entre outros secretários de Estado.

Principal ferramenta da União Europeia para fomentar pesquisa e desenvolvimento tecnológico no continente europeu, o programa Horizonte 2020, também é aberto para a participação de outros países por meio de consórcios e dispõe de um orçamento de 80 bilhões de euros para ser investido no setor de pesquisa e inovação durante um período de sete anos. O programa deve priorizar projetos que valorizam a excelência científica, liderança industrial e desafios sociais.

Programação

Na programação que se estende até sexta-feira, 12, o secretário da Sedecti, Paulo Massuia e titulares de outras pastas do governo do Estado irão apresentar para a delegação as potencialidades econômicas e científicas do Tocantins e as possibilidades de parcerias com entre o Estado e União Europeia, além de assistir apresentações realizadas pelos visitantes. (Ascom Sedecti)