Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Camila Soares

A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 10, a visita do engenheiro agrônomo Jaime Fonseca, representante da Raesa, empresa especializada em irrigação por aspersão. Em conversa com o secretário da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, Fonseca afirmou que pretende apresentar novas tecnologias de irrigação aos produtores tocantinenses.

Padua comentou que o Tocantins tem potencial de quatro milhões de hectares em área para irrigação, e ainda apresentou ao consultor as características dos projetos de irrigação no Estado. O Estado tem seis projetos hidroagrícolas: São João, Manuel Alves, Sampaio, Formoso, Gurita e Programa de Desenvolvimento do Sudoeste do Tocantins (Prodoeste). O investimento realizado pelo Governo do Estado, nesses locais, nos últimos 13 anos, ultrapassa os R$ 750 milhões, sendo 90% de recursos do Governo Federal e 10% de contrapartida do Estado. 

O coordenador de Produção Vegetal da Seagro, Carlos Carreira, afirmou que a tecnologia de irrigação por aspersão deve beneficiar a cultura de abacaxi e indicou para Fonseca a participação em eventos voltados aos produtores que serão realizados pela Seagro em breve. “Nos próximos dias vamos realizar os Dias Técnicos de Fruticultura no projeto Manuel Alves, em Dianópolis, dia 30; no projeto São João, em Porto Nacional, dia 02 de outubro; e a Palestra doenças no Abacaxizeiro, na Packing House de Miracema, no dia 03 de outubro”, explicou o coordenador.

Dados

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Tocantins produziu em 2013 passado aproximadamente de 175 mil toneladas de frutas, contra pouco mais de 40 mil toneladas que eram produzidas no início da década de 1990, conforme estimativa do setor de Desenvolvimento Vegetal da Seagro. Parte desta produção vem dos projetos de irrigação. (Ascom Seagro)