Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Wenderson Araújo

Diante de milhares de famílias e comerciantes das quadras 1.106 Sul e 1.206 Sul, durante encontro da coligação “A Experiência Faz a Mudança”, na noite de quarta-feira, 10, a senadora Kátia Abreu (PMDB), candidata à reeleição, disse  aos presentes que “os quatro anos de perseguição e incompetência, provocados pela atual administração estadual, estão perto do fim, e que os tocantinenses vão poder voltar a ter orgulho de seu Estado”. O minicomício reuniu o candidato a governador Marcelo Miranda (PMDB) e seu vice, Marcelo Lelis (PV), além de lideranças comunitárias, políticas e candidatos a deputado federal e estadual. 

Kátia Abreu lamentou a triste situação que passa a saúde e a segurança pública, que tem causado a morte de milhares de pessoas, todos os anos por falta, segundo ela, de uma gestão competente e comprometida com a vida do cidadão. “É doloroso ver a dor de tantas famílias que estão perdendo seus filhos para as drogas, enquanto os candidatos do governo vão para a televisão dizer que está tudo bem e que não há criminalidade na nossa Capital”, disse a Senadora. 

Kátia Abreu falou que o Tocantins voltará a ser um Estado em que seus moradores terão de morar, e que os serviços essenciais, que são de obrigação do poder público, voltarão a funcionar. “Além disso vamos criar ferramentas para a geração de emprego e incentivar a criação de pequenas empresas, porque todo mundo precisa e pode ter oportunidades para crescer na vida com dignidade”, destacou, lembrando as vagas de emprego que surgirão através das empresas que já estão se instalando às margens da Ferrovia Norte Sul. 

A senadora Kátia Abreu falou, ainda, que vai permanecer trabalhando para fortalecer as duas grandes vocações do Tocantins, que é o turismo e a agropecuária, e que já está buscando parcerias para criar uma Escola Técnica de Gastronomia e Hotelaria no Tocantins. Ela destacou ainda a importância dos cursos profissionalizantes para os jovens que procuram seu primeiro emprego. “O Pronatec Rural, que somente nos últimos três anos, conseguiu formar mais de 40 mil pessoas em diversos cursos, é um bom exemplo de que a educação pode transformar vidas”, disse a Senadora.

Entidades do Movimento Junino declaram apoio

Considerada uma das mais fortes manifestações culturais do Tocantins, entidades que representam o Movimento Junino do Estado se reuniram, na noite de quarta-feira, 10, no auditório do Hotel Turim, na Capital, com a senadora Kátia Abreu (PMDB), quando anunciaram apoio à sua reeleição e aos candidatos a governador Marcelo Miranda e seu vice Marcelo Lelis. Eles receberam garantia da Senadora de que vai permanecer trabalhando para o fortalecimento do Movimento e para consolidar o evento como a maior festa junina do País. Estiveram presentes sete entidades que fazem parte da Federação de Quadrilhas Juninas do Estado do Tocantins.

A senadora Kátia Abreu, representando a coligação “A Experiência Faz a Mudança”, relembrou que conseguiu empenhar, em 2013, através do Ministério dos Esportes, recursos da ordem de R$ 1 milhão e 800 mil para a construção de um Complexo Poliesportivo de Palmas, onde no local será instalado o Quadrilhódromo da Capital, para apresentação das quadrilhas juninas, obra que já foi iniciada. 

“Atualmente as quadrilhas do Tocantins já fazem parte dos grandes eventos culturais do Brasil, e queremos garantir que este movimento terá todo o apoio do poder público estadual a partir do próximo ano. Estou reafirmando que vou trabalhar muito para colocar este evento no roteiro turístico cultural do país, bem como levar esta festa linda para vários lugares do mundo, bem como assegurar recursos para fortalecer este grande evento que gera emprego e renda para tanta gente”, assegurou Kátia Abreu. 

O presidente da Quadrilha Coronéis da Sucupira, Erdileis Paiva, falou da satisfação em apoiar a reeleição da senadora Kátia Abreu por “acreditar que seus compromissos são verdadeiramente cumpridos, como é o caso do Quadrilhódromo, que será, em breve, uma realidade para todos nós, mas só foi possível por causa dos recursos da Senadora”, revelou o presidente.

Na ocasião foi entregue um documento contendo algumas demandas da categoria, a exemplo da criação da Secretaria Estadual de Cultura; inclusão no orçamento do Estado a rubrica e recursos para atender demandas com ênfase no movimento junino; apoio financeiro para organização do Circuito Estadual sendo três etapas (Araguaína, Palmas e Gurupi); lançamento de editais específicos para o movimento junino e criação de políticas públicas de incentivo a linhas de crédito, ou crédito especial em instituição financeira do Estado, para as quadrilhas adquirirem maquinas de costuras, maquinas de solda, computadores e outros equipamentos utilizados na confecção de figurinos, cenários e gravação de músicas. 

Quadrilhódromo 

A obra, que já teve seu início, terá uma área de 12 mil e 500 metros quadrados. O espaço poderá abrigar um público de até 12 mil pessoas, sendo que contará também com mais quatro mil nas arquibancadas cobertas. O projeto prevê, ainda, a construção de quadras de futsal, basquete, voleibol, handball, arquibancadas e salas. Além de se tratar de um complexo para esporte e lazer, o lugar também será aproveitado para eventos e festas. 

Entidades

 Estiveram presentes ao evento as entidades que representam o movimento junino de Palmas Arrasta Pé do Liberdade; Capim Dourado; Coronéis da Sucupira; Explosão Amor Caipira; Fogo na Cumbuca; Luar da Serra e Paixão Junina.