Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Irene Alves

A apresentação cultural do cantor e compositor Toninho Borges marcou a abertura da Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Palmas (Fecit- 2014), que aconteceu na noite desta terça-feira, 07, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas. A Fecit 2014 segue até a próxima sexta-feira, 10, sendo que nesta quarta-feira, 08, e na quinta-feira, 09, acontece paralelamente às palestras, uma exposição dos trabalhos inscritos na feira. O evento é uma realização da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem).

Durante a cerimônia de abertura foi entregue a premiação da logo da Fecit, que foi elaborada pelo educando Victor Matheus de Oliveira, do 9º ano da Escola Municipal Monsenhor Pedro Pereira Piagem. O aluno recebeu como prêmio um tablet, uma mochila e um kit de material escolar. O prêmio foi entregue pelo secretário executivo da Semed, André Vitral, que destacou a importância da iniciativa. "O simbólico prêmio foi apenas um estímulo para que os alunos se aprofundem nas diversas áreas da ciência e da tecnologia."

Segundo a idealizadora e coordenadora do projeto, Monique Wermuth, a Fecit é um momento histórico. "Esse é um momento sonhado que se tornou realidade, pois nunca houve um evento assim em que a iniciativa pública fosse a percussora", disse.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Cleide Brandão, que na oportunidade esteve representando o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, a Feira está sendo uma grande experiência. "Hoje nós temos jovens empreendedores e com muitos talentos. E esse evento vem contribuir com o desenvolvimento da educação e promover melhores horizontes", disse.

A importância da Feira também foi ressaltada pelo reitor da UFT, Marco da Silveira. "É uma oportunidade única. Se não tivermos professores capacitados e motivados, não teremos resultado do trabalho dos alunos. O legado da ciência e tecnologia podem mudar o atual cenário do Estado", frisou.

Fecit

A Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia (Fecit-2014) é um movimento de estímulo ao jovem cientista e docentes, que buscam incentivar a criatividade e a inovação em estudantes da educação básica, regular ou técnica e superior, por meio do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências. (Secom Palmas)