Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A 6ª Reunião do Grupo Gestor do Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) de 2014 aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 16, no auditório da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), com a participação das instituições integrantes para conhecerem sobre o Projeto ABC Cerrado. O projeto faz parte do Plano ABC e tem o objetivo de promover no âmbito do cerrado, a capacitação de produtores e de técnicos que trabalham no meio rural.

Segundo o coordenador do Plano ABC no Tocantins e coordenador de Transferência de Agrotecnologia da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Fernando Garcia, o ABC Cerrado é um projeto específico que vai instrumentalizar os projetos que já estão em andamento nos estados cobertos com o bioma cerrado, para que adotem cada vez mais um sistema sustentável, que reduza as emissões de gases de efeito estufa.

O Tocantins foi inserido juntamente com mais sete estados e o Distrito Federal no Projeto ABC Cerrado, que trará num período de três anos os processos tecnológicos para a recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema de plantio direto e florestas plantadas. “Fomos contemplados por todas as ações do Projeto, inclusive com a assistência técnica, e isso garante ao Tocantins um trabalho com adoção de tecnologias focadas em resultados certos e que trarão a qualidade de vida, não só para o produtor rural, mas para toda população”, informou o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, na abertura da reunião.

De acordo com a fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Marzall, todas as ações são coordenadas pelo Mapa, executadas pelo Sistema Nacional de Aprendizado Rural (Senar) financiado pelo Banco Mundial. “O projeto vem complementar as ações que já estão em andamento no Tocantins dentro do Plano ABC, dando resposta aos esforços dos vários atores que estão envolvidos”, explicou.

ABC Tocantins

Durante a reunião também foi apresentado pelo coordenador do Plano ABC no Tocantins e coordenador de Transferência de Agrotecnologia da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Fernando Garcia, as atividades realizadas pelo Plano ABC Tocantins desde a sua implantação. Garcia falou das capacitações, oficinas de planejamento, e demais conquistas que o Plano obteve, como a elaboração do próprio Plano, o Decreto nº 5.000/2014 e inserção das suas ações no Plano Plurianual da Seagro. Também foi apresentado o calendário de execução de atividades realizadas pelo SenarTO dentro do Plano ABC, além de discutirem o cronograma para o projeto ABC Cerrado, observando as especificidades, municípios prioritários, demandas, sensibilização e cursos a serem realizados.

Participantes

Estiveram presentes na reunião representantes da Seagro, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – TO), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Banco do Brasil, Organização das Cooperativas Brasileiras no Tocantins (OCBTO), Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Tocantins (Semades), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec). (Ascom Seagro)