Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Em assembleia realizada na última segunda-feira, 20, 75% dos bancários do Banco da Amazônia presentes que votaram, aprovaram da proposta conciliatória feita no Tribunal Superior do Trabalho na última quinta-feira, 17, em Brasília. A assembleia aconteceu na sede do Sindicato dos Bancários do Tocantins (Sintec) em Palmas.

Depois de 21 dias paralisados e com 11 agências fechadas os bancários voltam a trabalhar nesta terça-feira, 21, em todo Estado. Ao total o Tocantins possui 19 agências do Banco da Amazônia.

O presidente do Sintec, Crispim Batista Filho, reafirmou que o compromisso do Sindicato em apoiar os bancários permanece independente do movimento grevista e que a luta é constante.

“A defesa pelos direitos dos bancários não termina aqui, vamos continuar firmes por melhorias e para o que foi acordado seja cumprido”, ressaltou Batista Filho.

Proposta

O Banco que havia reduzido a proposta, já apresentada, para 6,51% voltou atrás e decidiu acompanhar novamente o índice da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de 8,5% sobre as cláusulas econômicas e 9% sobre o piso salarial. A compensação dos dias parados será de 75% em 120 dias. 

PLR

Após os sindicalistas resistirem ao desconto referente a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) o Banco da Amazônia garantiu que não será mais descontada.  Na última reunião do dia 7/10, o Banco propôs pagar R$ 800 de PLR e caso no fim do ano não tivesse obtido lucro suficiente, este valor seria descontado dos bancários.

Audiência

A audiência de conciliação foi consequência do Dissídio Coletivo de Greve ajuizado pelo Banco no último dia 10 de outubro no TST. (Ascom Sintec)