Polí­tica

Foto: Imagem ilustrativa/da web

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta sexta-feira (24) a estimativa de tempo que o eleitor deve levar para votar na urna eletrônica, no domingo (26), segundo turno das eleições. Segundo o TSE, nos estados onde a disputa para governador foi definida no primeiro turno, o eleitor precisará, em média, de 18 segundos para concluir a votação na urna comum. Nas urnas biométricas, o tempo de votação previsto é de 42 segundos. Neste caso, o eleitor vai escolher somente o presidente da República.

A previsão do tempo de votação em 13 estados e no Distrito Federal, locais onde haverá o segundo turno, é de que o eleitor deve gastar 29 segundos na urna comum e 53 segundos na urna biométrica para votar no candidato a governador e a presidente.

A estimativa leva em conta desde o momento em que o eleitor se apresenta ao mesário e vai à cabina de votação até o último voto na urna eletrônica. No primeiro turno, o tempo de votação foi de 61 segundos na urna comum e 85 segundos na urna biométrica. Foram eleitos deputados federais e estaduais, senadores e 13 governadores. (EBC)