Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), prepara para o mês de novembro, vários eventos voltados principalmente para a fruticultura. O objetivo é capacitar e incentivar o uso de novas técnicas buscando sempre o desenvolvimento e reconhecimento do plantio, bem como dos produtores rurais. Além de uma palestra com foco nas doenças do abacaxizeiro, serão realizados dois dias técnicos também com foco no abacaxi e em outros frutos, como a banana e o maracujá.

A Palestra Técnica sobre as doenças do abacaxizeiro acontecerá na próxima terça-feira, dia 18, a partir das 13h, no auditório da Câmara Municipal da cidade de Rio dos Bois, localizada a 123 km de Palmas. Já o Dia Técnico sobre a produção integrada de abacaxi, banana e maracujá será realizado na quarta-feira, dia 19, no Centro Agrotecnológico de Palmas (Agrotins), e na quinta-feira, dia 20, os produtores poderão participar do Dia Técnico de Maracujá, no auditório da Seagro.

O engenheiro agrônomo da Seagro, Anderson Pereira, ressalta a importância destas capacitações principalmente para os produtores rurais. “Os eventos promovidos pela Seagro, neste caso, no âmbito da fruticultura, são excelentes oportunidades para a troca de experiências, esclarecer dúvidas, propor maneiras de alcançar melhor produtividade e redução de custos. Além disso, ele pode aprender a utilizar as boas práticas de produção do sistema de produção integrada que tem como princípios fundamentais a preservação do meio ambiente e uma especial preocupação com as questões sociais”, conclui Pereira.

A expectativa é receber mais de 150 pessoas tanto na Palestra, quanto nos Dias Técnicos. Temas como o manejo integrado de pragas e doenças, boas práticas de produção de banana, abacaxi e maracujá, alternativas para redução de custos na lavoura, dentre outros, serão discutidos com o público presente. Os interessados poderão fazer as inscrições nos locais dos eventos.

Dados 

Em 2010, a produção de frutas foi 170 mil toneladas. Já em 2013, este número saltou para 278 mil toneladas, com destaque para a produção de abacaxi, banana e melancia. (Ascom/Seagro)