Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

Informar sobre técnicas de plantio, manejo e tecnologias de produção foram os principais objetivos do Dia Técnico Sobre o Cultivo de Maracujá, realizado nesta quinta-feira, dia 20, no auditório da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro). O evento reuniu técnicos, produtores e estudantes, que dividiram experiências e adquiriram novos conhecimentos sobre este tipo de cultura.

O secretário executivo da pasta, Ruiter Padua, abriu o evento ressaltando a importância da transferência de conhecimentos para o produtor rural. “Ao longo da nossa gestão, temos incentivado a diversificação da produção, principalmente entre as pequenas propriedades, e isto só pode acontecer da maneira correta quando se tem o conhecimento necessário”, afirmou ele, que agradeceu a participação das instituições parceiras, como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Plantio

A primeira palestra do evento foi ministrada pelo pesquisador da Embrapa, Rui Castro, que falou sobre a “implantação, condução, colheita e comercialização do maracujá amarelo”. Segundo ele, embora seja uma cultura de grande lucratividade para o produtor, o plantio da fruta deve ocorrer de forma cautelosa, devido aos riscos envolvidos. “É necessário analisar cada detalhe, como as condições de solo, clima e mudas, para que se reduzam ao máximo os riscos de aparecimentos de doenças”, afirmou.

Já o engenheiro agrônomo da Seagro, Genebaldo Barbosa de Queiroz, falou sobre os “custos de produção do maracujá amarelo”. Ele explicou que, alguns destes custos, são principalmente no início do plantio, como o investimento em irrigação e em espaldeiras, enquanto outros, como o preparo do solo, das covas, os tratos com o cultivo e a colheita, são permanentes. “O produtor precisa estar atento para as especificidades do local onde vai plantar, para adequar seus investimentos às suas necessidades”, frisou.

Variedades

A pesquisadora da Embrapa, Ana Maria Costa, apresentou o “BRS Pérola do Cerrado (BRS PC) – Novas oportunidades para o agricultor”. Trata-se de uma variedade da fruta, desenvolvida pela instituição que, além de mais resistente a pragas e doenças, também tem vantagens nutricionais em relação a outros tipos. “Além de ser um fruto mais doce, mais rico em enxofre, cálcio, ferro e outros nutrientes, a rama deste tipo de maracujá pode ser utilizada no artesanato. O fruto todo tem aproveitamento, desde a alimentação à indústria cosmética”, frisou.

Também da Embrapa, o pesquisador, Gustavo Azevedo Campos, mostrou um estudo realizado na região de Lajeado, que apresenta um comparativo entre mais de 12 tipos de frutas e suas especificidades. “É importante que o produtor esteja ciente das características das matrizes disponíveis no mercado para que faça sua opção de forma a valorizar os recursos de que dispõe, de maneira consciente”, disse. (Ascom Seagro)