Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Antonio Gonçalves

Dando continuidade à Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, a Secretaria Municipal da Saúde realizou neste sábado, 22, o segundo “Dia D”. A abertura do evento foi realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) da  403 Norte, às 8 horas.

Os postos de vacina estavam em funcionamento das 8 às 17 horas. Durante a semana todas as 30 salas de vacinação das unidades funcionam normalmente.

“É muito importante que os pais tragam seus filhos para receberem a vacina, por isso intensificamos a campanha com os “Dias D”, realizando ações aos fins de semana, para que os pais que não tenham tempo durante a semana não deixem de vir à USF para vacinar seus filhos”, afirma o diretor da Atenção Básica, Alexandre Pantoja.

Ao total estima-se que sejam vacinadas 19.612 crianças a partir de 06 meses até menores de 05 anos, contra poliomielite, e 17.255 crianças a partir de 01 ano até menores de 05 anos contra sarampo.

A mãe Maria da Guia levou seu filho Luis Henrique, de 1 ano e 11 meses, para receber a vacina. “A campanha é de extrema importância para prevenir várias doenças, eu sempre trago o Luis Henrique para tomar vacina. É prioridade manter o Cartão de Vacina dele sempre em ordem, a saúde do meu filho está em primeiro lugar.”

Atrativos infantis

Neste segundo dia do "Dia D", o intuito foi vacinar aquelas crianças que por algum motivo não participaram da primeira etapa da campanha.

“Estamos usando atrativos infantis, para tentar mobilizar e chamar a atenção dos pais para participar da campanha e trazer seus filhos para receber a vacina. Nesse segundo “Dia D” estamos esperando um maior número de crianças”, afirma a enfermeira Roseneide Moura.

A campanha teve início no dia 08 de novembro e segue até o dia 28 deste mês. Para vacinar as crianças, basta ir até uma USF com o Cartão de Vacina em mãos. (Secom Palmas)