Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Bastidores

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A direção estadual do Partido Progressista – PP já começou a consultar os principais nomes do partido, os seis prefeitos e vereadores sobre uma futura composição com o governo atual. Conforme o Conexão Tocantins apurou, a direção do partido e o Governo do Estado já tiveram contato. O partido tem a deputada estadual Valderez Castelo Branco e o esposo, presidente regional da legenda e deputado federal pelo terceiro mandato, Lazaro Botelho.

“Da parte do partido já iniciamos a consulta aos principais nomes porque queremos uma posição de maioria. Tivemos um contato, uma conversa amistosa com um clima bom mas sem desdobramentos concretos e objetivos”, informou a direção da legenda.

O PP não tem dificuldade de compor com a atual gestão mesmo não tendo apoiado a reeleição do governador. “Essa ligação do PMDB já existia, o Marcelo Miranda apoiou a eleição da Valderez em Araguaína, na eleição anterior fomos vice do PMDB. O que aconteceu na eleição passada é que o partido tomou uma opção eleitoral de acordo com o momento”, informou uma fonte do partido.

Dentre os seis prefeitos do partido, está o da capital, Carlos Amastha, que já teria sido procurado também pela direção da legenda. O prefeito durante a campanha criticou muito o atual governador, sendo que os ataques chegaram a atingir a vida pessoal e familiar do peemedebista.

Segundo avaliam membros do PP é necessário que as conversações avancem e que a atual gestão acomode a legenda na composição do governo.

Na eleição da Assembleia Legislativa a tendência é que a deputada Valderez apoie o candidato do governo.

Questões regionais

A composição do PP revela alguns componentes políticos regionais. No caso de Palmas há a divergência política entre Amastha e Marcelo Lelis, possível candidato a prefeitura de Palmas em 2016 e em Araguaína Valderez e o secretário de Articulação Política, Paulo Sidnei sempre estiveram em grupos opostos nas disputas na cidade assim como o deputado estadual Jorge Frederico que também tem pretensões à prefeitura da cidade em 2016. Dentre todos Valderez foi a mais votada no município nas eleições passadas com mais de 11 mil votos só na cidade.