Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Antonio Gonçalves

A parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego e de Densenvolvimento Rural (Seder) na realização de ações que possam promover o crescimento econômico do produtor rural de Palmas foi discutida em reunião na manhã desta terça-feira, 27.

Na ocasião, os secretários das pastas, Cleide Brandão e Roberto Sahium, Desenvolvimento Econômico e Rural respectivamente, fizeram um levantamento das principais ações realizadas pela Seder que podem ter suporte da área de Desenvolvimento Econômico, através do Banco do Povo e do Projeto Desenvolve Palmas, dentre outros.

Entre as ações apontadas estão à realização de capacitações para os horticultores da Capital, bem como suporte para a formação de cooperativas, ações de empreendedorismo para as hortas urbanas e produtivas, além do fomento do Banco do Povo para o produtor Rural e Piscicultores.

De acordo com Sahium, a realização de projetos de capacitação através da extensão rural é uma das principais demandas da Secretaria. “Nós precisamos ensinar a fazer, fazendo, capacitar os produtores através da extensão rural com unidades demonstrativas”, afirmou. 

Demanda esta, que pode ser prontamente atendida pelo Desenvolvimento Econômico, conforme afirmou  Cleide Brandão. “O Desenvolve Palmas possui recursos para fazer essas capacitações, e nós vamos fazer o mais rápido possível”, afirmou.

A Secretária afirmou ainda que serão traçadas metas e ações que possam promover o desenvolvimento econômico da área de produção  rural de Palmas, “Seja através da capacitação dos produtores rurais, do fomento através do Banco do Povo, da formação de cooperativas, nós vamos trabalhar em conjunto para que esta área se Desenvolva”, frisou. (Secom Palmas)