Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A comunidade católica de Dianópolis, na região sudeste do Tocantins celebra hoje a devoção a São José, padroeiro da cidade. O município, que já teve o nome do padreiro, cativa a devoção ao santo há mais de 100 anos. 

O festejo também faz reflexão sobre o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2015, "Fraternidade: Igreja e Sociedade" e "Eu vim para servir", respectivamente. "Este também é o momento intensificarmos a comunhão com a Igreja do Brasil", ressalta o padre Gleibson Moreira Almeida, responsável pela comunidade.

Segundo o pároco, cerca de 2.000 pessoas participam todas as noites da novena, que iniciou no último dia 10. "É uma manifestação de muita fé e de muito amor" comemora o padre diante da participação expressiva da população local e das cidades circunvizinhas. Ele ressalta ainda que "a novidade deste ano é o bingo de um carro zero km, modelo Uno", no último dia do novenário. 

A festa termina no dia 20/03 com a missa dos romeiros às 9 h, na Igreja Matriz.

Programação do dia 19.03

07 h Missa na Igreja Sagrada Família

09 h Missa no povoado Missões

14 h Leilão de gado no Parque de Exposições

16 h Batizados na Igreja Matriz

19:30 h Missa Solene de encerramento do novenário , na Igreja Matriz

Dianópolis

Oriunda da extração do ouro no século XVII, Dianópolis têm 130 anos de emancipação política. Como referência ao padroeiro, já foi chamada de São José do Ouro e São José do Duro.

A cidade de Dianópolis está localizada a 338 km da Capital, Palmas.