Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antonio Gonçalves

Aplicado pelos agentes veteranos, o Curso de Formação para os novos Agentes de Trânsito e Transporte teve início na manhã desta segunda-feira, 06, no auditório do Instituto de Previdência Social do Município de Palmas – PreviPalmas. Participam desta formação, 24 agentes aprovados no último concurso.

Para o secretário Christian Zini, que deu boas-vindas aos novos profissionais, afirmou que os agentes há anos trabalham garantindo um trânsito melhor e uma fiscalização no transporte público mais eficiente. “Quero aproveitar este momento para dizer que estamos empenhados em buscar melhorias para a classe, por entender o quanto é importante para a sociedade o trabalho e empenho de cada um de vocês”, acrescentou.

Para o idealizador do curso, o agente de Trânsito e Transporte, Paulo Cezar de Lima, que há 9 anos é efetivo da Administração Municipal, o fato do curso ser aplicado por agentes locais, que tenham vivências locais, dará um maior resultado na formação dos novos agentes. “Quando fizemos nossa formação vieram especialistas de renome sobre o Código de Trânsito, mas não tinham nenhuma experiência que pudesse ser aplicada a nossa realidade. Esse era um sonho antigo da categoria, que hoje podemos ver acontecer, pois todos os instrutores do curso têm um vasto conhecimento em legislação, além de uma grande experiência sobre o trânsito e transporte de nossa cidade.”

Segundo o superintendente, Alexandre Guerreiro, o curso também está sendo destinado àqueles agentes que estavam de licença e agora estão retornando as operações. “O curso é aberto a todos os agentes que queiram se qualificar, mas é obrigatório para os novos agentes e para aqueles que estavam de licença e que agora estão retornando as atividades”.

Sobre o Curso

O curso de formação terá duração de duas semanas e está acontecendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h. Durante o treinamento, os agentes terão aulas de Relacionamento Interpessoal; Postura dos agentes na abordagem, nas blitze, ao dirigir uma viatura, no posicionamento durante uma operação, na utilização dos equipamentos de sinalização; Noções de atendimento ao público; Legislação de Trânsito; Noções de Direito Administrativo; Aplicação da Lei Seca; e aula prática de direção defensiva e ofensiva. (Secom Palmas)