Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Tocantins realizou na manhã desta terça-feira, dia 7, sessão solene em homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado neste dia 7 de abril. Conduzida pela deputada Luana Ribeiro (PR), a sessão contou com a presença da presidente do Sindicato dos Jornalistas do Tocantins (Sindjor), Socorro Loureiro, do vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), Luis Pires, da presidente da Abrajet Tocantins, Luzinete Bispo, do representante da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) no Tocantins, Júnior Veras, do secretário estadual de comunicação, Rogério Silva, que no ato representou o governador Marcelo Miranda (PMDB) e profissionais de todo o Tocantins.

Foram homenageados os jornalistas Alberto Rocha, de Araguaína, Socorro Loureiro, de Palmas, Fred Alves, de Pedro Afonso, Paulo Albuquerque, de Gurupi, e o repórter cinematográfico Sidney Madalena, indicados por meio de votação do Sindjor. Outros profissionais homenageados por indicação desta Casa de Leis foram os jornalistas Sidnei Neto, Roberta Tum e Marcelo Almeida de Deus, e o apresentador de Araguaína, Vanderlan Gomes. Além de amigos e familiares dos homenageados, o evento também reuniu profissionais de Comunicação de todo o Estado. Instituída pela então deputada Solange Duailibe, a sessão solene em homenagem ao Dia do Jornalista é uma das sessões permanentes da Casa.

Ao destacar a relevância da divulgação das ações parlamentares, a homenageada Socorro Loureiro agradeceu o reconhecimento ao trabalho da categoria. Ela enfatizou que a entidade sindical tem defendido o profissional com a solicitação de criação dos cargos de jornalista nos gabinetes, a recriação de cargos de assessor de comunicação nos quadros do Poder Executivo, além da criação de novas vagas no Tribunal de Justiça e na Câmara de Vereadores de Palmas e demais cidades. A presidente do Sindjor também comentou que o Parlamento tem sido importante aliado nas causas trabalhistas ao apoiar suas reivindicações. A adequação e a alteração de lei, em fase de segunda votação nesta Casa, para a construção da sede própria do sindicato e o projeto habitacional para jornalistas foram uma das conquistas mencionadas por ela. 

Em seu pronunciamento, a deputada Luana Ribeiro externou sua admiração pela categoria. “Sabemos que a profissão de jornalista não é fácil e exige conhecimento, dedicação, ética e, acima de tudo, comprometimento com a verdade dos fatos. O jornalismo é uma das poucas profissões exercidas com paixão, uma escolha corajosa que é representar a voz da sociedade. Daí o meu reconhecimento a esses profissionais que fazem a diferença, principalmente em um Estado como o Tocantins, onde muitos registram e fazem parte da história”, ressaltou. Todos os homenageados usaram a tribuna para agradecer a honraria.